Livro: Judaísmo para o Século XXI – o rabino e o sociólogo

 s2967

Judaísmo para o Século XXI – o rabino e o sociólogo –

(Editora Jorge Zahar)

Da amizade e diálogos informais entre um sociólogo e um rabino surge uma instigante trama de questões existenciais e de identidade através de suas raízes judaicas. Falar do futuro das identidades por ambos os olhares, laico e religioso, é uma forma de comentar sobre este novo século de incertezas e transformações.

O que será do Judaísmo no Século XXI? Mais do que uma pergunta específica é síntese de todas as perguntas marcadas pelo sentimento de que se aproxima o fim de um mundo como nós o conhecemos.

Enquanto na tragédia grega, o futuro está inscrito no presente, para o judaísmo ao invés de destino encontramos possibilidades – o amanhã é tecido nas escolhas e ações do presente.

Pensar o judaísmo, portanto, é conjugar análise e valores, lucidez e vontade, compreensão e ação. Esta difícil arte de convivência com a complexidade do humano, é tão presente na melhor pratica rabínica como sociológica, e constitui o fio unificador deste livro.

O leitor terá uma chance de passear pelos mais diversos temas, do sentido da observância ao conflito do Oriente Médio, da formação da identidade ao genoma e a Bíblia, da atualidade da diáspora aos 10 mandamentos, das exigências de diálogo do judaísmo secular com a tradição religiosa ao casamento misto e a conversão, do windows bíblico ao racismo brasileiro.

Localizados fora do eixo dominante do judaísmo, Nova York e Jerusalém, os autores,desde seus respectivos ângulos intelectuais, procuram desenhar o horizonte de um judaísmo brasileiro, possível e desejável, inscrito nas realidades da sociedade e da historia mas apostando na solidariedade, no pluralismo e na tolerância.

Judaísmo para o século XXI

Sumário
 
Introdução – Um judaísmo periférico,ou, Entre Nova Iorque e Jerusalém
Sentados a mesa no século XXI – Bonder

Meditações político-existenciais I :Judaísmo e religião – Sorj

Judaísmo e o não judeu na família – Bonder

Meditações político-existenciais II: Judaísmo e sionismo, diversidade e democracia – Sorj

Tolerância e o outro- Bonder

O Judaísmo moderno em perspectiva histórica – Sorj

Observância não é restrição- Bonder

(Re)viver a Diáspora, (Re)inventar o Judaísmo- Sorj
 
Judaísmo relevante no Século XXI – Bonder

Sociabilidade Brasileira e Identidade Judaica -Sorj
 

10 Mandamentos para ser Judeu no Século XXI – Bonder

Comentários estão fechados.