Contra a violência e o racismo

y87a

CONTRA A VIOLËNCIA E O RACISMO

 

No momento em que a espiral do ódio e da violência no Oriente Médio atinge proporções insuportáveis, a missão dos amantes da paz que estão fisicamente distantes do conflito – seja das comunidades árabes, das judaicas ou dos amigos destas comunidades em todo o mundo – é a de não se deixar contaminar pelo ódio, e insistir na única via possível para evitar a barbárie e chegar a uma paz justa e duradoura : o diálogo entre os dois povos e culturas e o reconhecimento recíproco de seus respectivos anseios nacionais.
  
Assim como os atentados de 11 de setembro ameaçavam levar a uma onda de preconceito generalizado no mundo ocidental contra as pessoas de origem muçulmana ou árabe, as ações de terroristas radicais palestinos contra civis israelenses tendem a fomentar um ódio que pode injustamente se generalizar contra todo o povo palestino e contra suas instituições políticas.
  
E os excessos de força militar que afetam milhões de civis palestinos pelo atual governo israelense na sua ocupação a territórios palestinos e nas retaliações a grupos terroristas marginais, geram nessas populações sentimentos generalizados de vingança contra Israel.
 
Em vários países com tradição de xenofobia, manifestações contra a violência no Oriente Médio têm – pela manipulação de slogans fáceis que despertam a intolerância contra minorias – descambado para manifestações contra estas, ora contra comunidades de origem árabe, ora contra judeus. Templos e instituições muçulmanos ou judaicos têm sido alvo de atentados desde o 11 de setembro, e ambas as comunidades tem sido vítimas das ameaças e ações de radicais.
 
Oportunistas, buscando presença fácil na mídia e irresponsáveis extremistas sempre existem que procuram generalizar o ódio para fins nefastos, e catalizar o inconformismo com injustiças para fins inconfessáveis e destruidores.
 
Recentes atos públicos em capitais brasileiras têm, da mesma maneira, sido manipuladas por minorias que instigam ao ódio entre as comunidades, com o uso de slogans racistas e anti-semitas e a queima de bandeiras nacionais.
 
A nossa missáo, como batalhadores por uma PAZ JUSTA E EQUITATIVA, ao contrário, é a de exaltar e disseminar as tradições de convivência harmônica e construtiva das diversas minorias que formam a grande nação brasileira. 
 
 
NÃO IMPORTEMOS O ÓDIO E O PRECONCEITO !
 
MANTENHAMOS E LEVEMOS, SIM, O RESPEITO AO DIFERENTE E A CONFIANÇA NO DIÁLOGO E NO ENTENDIMENTO !
 
A Paz Justa chegará ao Oriente Médio !
 
Não através da preconceito e da intoleräncia. Náo através da violëncia e do incitamento ao ódio.
Mas sim através da aproximação e reconhecimento recíprocos dos direitos humanos e nacionais dos povos em conflito.
 
PAZ, Vamos Buscá-la, AGORA !

07|04|2002

 
[ Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]

Comentários estão fechados.