Ministro trabalhista expande assentamentos

67y parte

Um levantamento aéreo conduzido pelo PAZ AGORA revelou que 34 novos assentamentos foram estabelecidos na Cisjordânia desde a eleição de Ariel Sharon em fevereiro de 2001.

A maior parte dos novos assentamentos está a mais de 700 metros de colônias pré-existentes, e alguns distam até mais de 2 km. A pesquisa não considerou construções militares ou semi-militares. Tampouco foram levadas em conta memoriais temporários.

O termo “postos avançados” (“outposts“) atribuído a estes assentamentos é uma falácia. Estes “postos avançados” são, para todos efeitos e propósitos, novos assentamentos, pois têm infra-estruturas independentes e controlam terreno novo.

Desdobramentos:

Benyamin Fuad Ben-Eliezer e Ariel Sharon1. O governo tem violado sistematicamente o compromisso assumido em público nas diretrizes da coalizão governamental. Estas diretrizes explicitavam que “nenhum novo assentamento será criado”.

2. Com a cumplicidade do Ministro da Defesa, Ben Eliezer, os colonos se apropriaram, numa extensão sem precedentes, de porções adicionais de terra. Ou Ben Eliezer não tem controle sobre os colonos, ou se rendeu às suas pressões. Em qualquer dos casos, somos testemunhas de uma grave negligência em seus deveres por alguém que supostamente será candidato a primeiro-ministro no futuro.

3. O governo não pode iniciar a implementação das recomendações da Comissão Mithcell por um cessar-fogo, que inclue o congelamento da construção de assentamentos, sem controlar as ações dos colonos. Uma ampla expansão dos assentamentos está acontecendo agora e o mapa geopolítico está sendo alterado diariamente.

Prof. Arie Arnon, do PAZ AGORA : 

“O impacto negativo dos assentamentos sobre o futuro de Israel é claro e visível a todos. Mas o governo, com apoio do Partido Trabalhista, está continuando sua expansão. A criação de novos assentamentos põem em risco a segurança de Israel e expõe nossos soldados a um maior, e desnecessário, perigo.

Ben Eliezer é diretamente responsável pela criação desses novos assentamentos. Aparentemente, ao contrário do antigo primeiro-ministro Rabin, ele ainda precisa compreender que for 30 anos os colonos tem levado Israel por uma estrada de suicídio político e de insegurança.”

Comentários estão fechados.