A Voz dos Povos – Plano de Paz Ayalon-Nusseibeh

 

 “ O povo palestino e o povo judeu reconhecem o direito histórico de ambos sobre a mesma terra. Através das gerações, o povo judeu deseja estabelecer um Estado Judeu sobre toda a terra de Israel, enquanto o povo palestino, da mesma forma, deseja estabelecer um Estado Palestino sobre toda a terra da Palestina. As duas partes aceitam um compromisso histórico fundamentado no princípio de dois Estados soberanos e viáveis existindo lado a lado. A Declaração de Intenções abaixo é a expressão da vontade da maioria de ambos os povos. As duas partes acreditam que através desta iniciativa, podem influenciar seus dirigentes e escrever um novo capítulo na história da região.

Nesse novo capítulo apelam à comunidade internacional para garantir a segurança da região e contribuir para o desenvolvimento de sua economia.  “

Eis os seis pontos principais da proposta conjunta de Ami Ayalon e Sari Nusseibeh, que já conta com o apoio de mais de 180.000 israelenses e 140.000 palestinos:

1.   Dois Estados para Dois Povos:  Ambos os lados irão declarar que a Palestina constitui o único Estado do povo palestino, e Israel constitui o único  Estado do povo judeu.

2.  Fronteira: Fronteiras permanentes entre os dois Estados serão acordadas com base nas linhas de 4 de junho de 1967, resoluções das Nações Unidas e na iniciativa árabe de paz (conhecida como “Iniciativa Saudita”).

Modificações nas fronteiras serão fundadas no princípio de troca eqüitativa de territórios (1 para 1) em função das necessidades vitais de ambas as partes, incluindo considerações demográficas, de contigüidade territorial e de segurança.

O Estado palestino terá uma conexão entre suas duas zonas  geográficas: a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. Após o estabelecimento da fronteira acordada, nenhum colono ficará no Estado palestino.

3. Jerusalém:  Jerusalém será uma cidade aberta, a capital dos dois Estados. A liberdade religiosa e o total acesso aos lugares sagrados serão garantidos para todos.

Os bairros árabes de Jerusalém passarão a ter soberania palestina e os bairros judaicos terão soberania israelense.  Nenhuma parte exercerá soberania sobre os locais sagrados. O Estado da Palestina será designado Guardião do Monte do Templo em benefício dos muçulmanos e Israel será o Guardião do Muro das Lamentações em benefício do povo judeu. O status quo dos locais sagrados cristãos será mantido. Nenhuma escavação poderá ser efetuada  nos lugares santos, ou por baixo deles.

4. Direito de retorno: Reconhecendo o sofrimento e as dificuldades dos refugiados palestinos, a comunidade internacional, Israel e o Estado Palestino iniciarão e contribuirão para um fundo internacional para compensá-los. Os refugiados palestinos retornarão apenas para o Estado Palestino e os judeus retornarão apenas ao Estado de Israel.

5. O Estado Palestino será desmilitarizado e a comunidade internacional garantirá sua segurança e independência.

6. Fim do conflito: Com a realização destes princípios, todas as reivindicações das duas partes serão concretizadas, finalizando dessa forma o conflito israelense-palestino.  

 

O plano de paz “A Voz dos Povos” [ The People’s Voice, Ha’Mifkad Ha’Leumi] foi traduzido pelos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA, que o apóiam.

Comentários estão fechados.