Quem tem medo da paz?

Quem tem mais medo da paz : Ehud Olmert ou Sari Nusseibeh ?

O artigo abaixo, do co-presidente da APN – Americans for Peace Now, é particularmente oportuno num momento em que torna-se cristalina a postura do atual governo israelense contra o avanço de palestinos e israelenses que desejam uma genuína paz justa e duradoura.

Serve também para ilustrar, aos que perseveram na convicção de que a paz só virá através do diálogo, sobre a existência de setores que eventualmente ocupam hoje postos de comando político em Israel (mas que não representam a essência humanista dos que fundaram e construíram o estado judeu), que tem sabotado esforços que vinham tendo lento mas significativo sucesso na aproximação e integração das comunidades árabe e judia no Oriente Médio.

Por ironia, justamente esta semana, estará em São Paulo, num evento  denominado “Quem tem Medo da Paz”, que em várias outras oportunidades trouxe personalidades que alimentaram efetivas esperanças para a paz que todos desejamos, o atual prefeito de Jerusalém, o membro do partido direitista Likud Ehud Olmert. Trata-se de alguém que, como os ministros Landau e Sharon, se tem eficaz e sistematicamente  dedicado a destruir as condições de convivência cooperativa e amistosa criadas pela administração anterior da cidade, do ex-prefeito Teddy Kolek, admirado pelos residentes árabes e judeus da Cidade Santa. .

Quem conheceu a Jerusalém de Teddy Kollek, e voltou a visitá-la na administração do atual prefeito, sentiu imediatamente o trágico resultado da cegueira daqueles que, como o Sr. Olmert tem medo da paz, e que tem transformado a dourada “cidade da paz”, num espaço de reclusão, ódio e medo. 

Os que tem medo da paz são uma minoria de fundamentalistas islâmicos e alguns líderes terroristas ou oportunistas palestinos, aliada a uma minoria fundamentalista judaica e à direita obscurantista israelense, os quais  infelizmente hoje dominam o cenário da região, à custa de muito sangue inocente, árabe e judeu, e da rápida deterioração das condições de vida dos israelenses e palestinos.

Ambos os povos merecem e haverão de trazer aos seus comandos lideranças sensatas, que efetivamente desejam a paz e a segurança para israelenses e palestinos.

 

PAZ, VAMOS BUSCÁ-LA, AGORA !

 

Moisés Storch, engenheiro e administrador de empresas, coordena os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA.


Tremendo diante da Moderação

O recente fechamento pelo ministro da segurança Interna  israelense Uzi Landau, dos escritórios do Dr. Sari Nusseibeh na Universidade de al-Quds, tem mais a ver com o palatável que o governo de Sharon tem dos palestinos moderados do que qualquer compromisso de dar força à lei e preservar a unidade de Jerusalém.

O Dr. Nusseibeh é amplamente visto como um dos mais moderados líderes entre os palestinos hoje. Ele serve como presidente da Universidade de al-Quds, assim como principal representante da OLP em Jerusalém.

Desde que detem a pasta de Jerusalém, o Dr. Nusseibeh tem suscitado um significativo debate em círculos palestinos com veementes declarações apelando aos palestinos a diminuir suas demandas sobre o direito de retorno de refugiados palestinos como parte de um futuro acordo de paz com Israel. Ele tem tomado a liderança em se exprimir contra os atentados suicidas terroristas palestinos – em árabe, e em jornais palestinos. E o Dr. Nusseibeh tem estado na linha de frente de um movimento para revitalizar o campo da paz palestino e na procura por atividades conjuntas que podem ser realizadas com israelenses que também desejam a paz.

O Dr. Nusseibeh é o tipo de parceiro que o chefe de Landau, o primeiro-ministro Ariel Sharon, diz estar procurando entre os palestinos. Mesmo assim, Sharon tem silenciado e apenas observado, enquanto a polícia de Landau prendia por duas vezes o Dr. Nusseibeh, fechava seus escrítórios na al-Quds, e confiscava seus arquivos naqueles escritórios. Em resumo, Landau e Sharon enviaram claros sinais de que um moderado como o Dr. Nusseibeh é o último tipo de líder palestino que deve ser encorajado.

A mensagem por trás desses sinais é a de que Landau e Sharon estão petrificados com os moderados palestinos. Por que ?  Porque, se os israelenses enxergarem que existem palestinos razoáveis, com os quais Israel pode falar e negociar, eles logo demanderão que seus líderes retornem à mesa de negociações.

Neste ponto, ficará abundantemente claro para todos que Landau e Sharon não tem nada a dizer que remotamente chegue perto de auxiliar o alcance de um acordo negociado para o conflito israelense-palestino.

Landau e Sharon nunca apoiaram o processo de paz, e não estão por mudar suas mentes. A Paz significaria renunciar a seus objetivos ideológicos de manter os territórios ocupados e os 3,5 milhões de palestinos que neles vivem. Lamentavelmente, Israel continua a sofrer por causa de suas posições duras. 

Os ataques terroristas e o sofrimento continuam crescento. E dentro de apenas poucos anos, dadas as presentes tendências demográficas, os milhões de palestinos que agora vivem sob cercos poderão fazer dos judeus uma minoria na terra entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo. Quando esse dia chegar, Landau e Sharon terão garantido que Israel não mais estará capacitado a sobreviver ao mesmo tempo como um estado judeu e um estado democrático.

Enquanto isso, é difícil aceitar os protestos de Landau  quando diz ser motivado pela preservação de tratados de paz que ele e seus colegas de gabinete tem trabalhado tão duro para inutilizar.

Luis LainerSim, os palestinos estão envolvidos em violações de suas obrigações nos tratados (primeiro, principal e mais tragicamente, no seu compromisso de se abster de violência). Mas é igualmente verdadeiro que o governo ao qual Landau serve não tem escrúpulos de violar as próprias obrigações de Israel nos tratados, como respeitar o controle palestino sobre as áreas “A” nos territórios ocupados.

Similarmente, seu argumento de que o fechamento dos escritórios do Dr. Nusseibeh ajudam a preservar a unidade de Jerusalém e a aplicação de uma lei única através de suas fronteiras é uma farsa. A despeito de todo o discurso governamental sobre manter Jerusalém como a capital eterna e unida de Israel, Landau e Sharon de fato tem presidido sua redivisão física: bloqueios de estradas tem sido estabelecidos dentro dos limites de Jerusalém , que cortam residentes da cidade da maior parte do município, enquanto os serviços tem sido grandemente reduzidos para os ierosolimitanos que vivem na parte oriental da cidade.

Não, a real razão pela qual Landau & Cia. continuam a acossar o Dr. Nusseibeh é que tremem ao pensamento de um crescimento da moderação na sociedade palestina.

A APN – Americanos pelo Paz Agora e o Movimento PAZ AGORA de Israel estão firmes ao lado de palestinos moderados como o Dr. Nusseibeh, que reconhecem que acabar com os atuais terror e violência é tanto de interesse dos palestinos como dos israelenses. Seria reconfortante se o governo israelense também abraçasse a moderação.

 

Luis Lainer é co-presidente da APN – Americanos pelo Paz Agora (Americans for Peace Now – http://www.peacenow.org), organização sionista que trabalha para melhorar a segurança de Israel através da Paz.

[ publicado no jornal libanês Daily Star – http://www.dailystar.com.lb/ , no site Jewish Comment http://www.jewishcomment.com/ e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.