O Centro Árabe-Judeu para a Paz de Givat Haviva, em Israel

y273

Palestra no Encontro 2002 da Rede Global de Educação para a Paz

Riad Kabgha e Avigdor Avraham em São Paulo - outubro de 2002

Riad Kabgha e Avigdor Avraham em São Paulo – out/2002

 

” Caros amigos,

Estou muito feliz em estar aqui com vocês, para contar algo sobre  o nosso trabalho.

Nosso Centro  (www.dialogate.org.il) foi estabelecido em 1963, com os objetivos de reforçar as relações entre judeus e árabes em Israel, eduzr para o entendimento e promover parcerias entre as duas comunidades.

 Trabalhamos de forma casada, para criar uma verdadeira igualdade entre todos os cidadãos do Estado.

Isso é feito através da permanente observação da realidade existente, e do empenho por renovação e mudança. O Centro trabalha dentro de um espírito de humanismo, igualdade e dignidade para todas pessoas.

Nos empenhamos para conduzir o caminho para a realização da democracia e da igualdade civil entre os cidadãos judeus e palestinos de Israel; para desenvolver o pluralismo social e cultural no país; e para conquistas o entendimento e a paz entre as nações da região.

O Centro introduz novos modelos para atingir seus objetivos educacionais e sociais, e opera através do diálogo, parceria, estudo e pesquisa. Enfrentamos os desafios sociais e culturais da sociedade israelense, com fogo na desigualdade entre árabes e judeus.

Vários elementos comuns nos guiam em nossos projetos e programas :

  • Melhorar as relações entre cidadãos árabes e judeus de Israel.
  • Promover a democracia, igualdade e cidadania.
  • Construir pontes de cooperação com os países árabes.

Nossa equipe de 35 pessoas inclui educadores e facilitadores. A cada ano, mais de 25.000 pessoas, a maioria de Israel e algumas do estrangeiro,  participam de nossos programas. Atingimos vários setores da sociedade e trabalhamos com crianças, adolescentes e adultos.

No nosso Centro de Informação e Biblioteca Pública reunimos uma grande coleção de livros e documentos que servem a professores, estudantes, pesquisadores e acadêmicos israelenses e de dtodo o mundo.

O Departamento de Educação tem sem foco em escolas árabes e hebraicas. Professores e treinadores desenvolvem novas técnicas para ressaltar o conceito de igualdade e cidadania comum israelense, e da aceitação do “outro”, independentemente da raça, religião ou gênero, e a despeito das várias divisões da sociedade israelense.

Os principais projetos do Centro são :

1) CRIANÇAS ENSINANDO CRIANÇAS – CTC (Children Teaching Children)

Este projeto reúne pares de escolas, e trabalha com seus professores e alunos ao mesmo tempo.

O principal ojetivo do CTC é ajudar alunos e professores a desenvolver as habilidades necessárias para lidar com o conflito, através do conhecimento do “outro lado”, a um nível pessoal.

Parte das atividades são feitas em encontros uni-nacionais, em locais separados, para os participantes examinarem sua identidade nacional, seus medos e esperança. Então eles encontram “os outros”.  Descobrimos que dessa maneira eles ficam melhor preparados e se sentem mais seguros.

FACE TO FACE

FACE TO FACE

2) CARA A CARA (Face to Face)

É uma experiência de encontro árabe-judaico, onde os participantes enfrentam os estereótipos e lidam com as dificuldades em aceitas pessoas que são diferentes. O projeto trata de vários temas importantes :

  • Entendimento mútuo entre árabes e judeus na sociedade de Israel
  • Nnatureza dos direitos dos cidadãos.
  • Igualdade entre homens e mulheres.
  • Democracia e liberdade pessoal.
  • Minoria/Maioria em Israel e no mundo.

3) CENTRO DE CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO PARA A PAZ

Conduz programas que lidam em profundiade com os assuntos: paz, democracia, gerenciamento de conflitos, pluralismo, divisões na sociedade israelense, liberdade de expressão, formas de protesto e relações árabe-judaicas.

O CENTRO presta consultoria a outras organizações na criação de seus próprios programas de Educação para a Paz, e também organiza seminários internacionais.

Outros projetos e atividades incluem:

  • Seminários de Treinamento e Programas de Reciclagem de professores.
  • Seminários sobre Direitos Humanos e workshops para estudantes de segundo grau.
  • Programas de enriquecimento para educadores de escolas de primeiro e segundo graus.
  • Fóruns para encontro pessoa-a-pessoa de educadores israelenses e palestinos.
  • Programas de treinamento de lideranças para movimentos juvenis.

4) O INSTITUTO PARA PESQUISAS DA PAZ

No Instituto para Pesquisas da Paz, estudiosos judeus e árabes estudam em conjunto e escrevem sobre diferentes aspectos do relacionamento árabe-judaico em Israel. Procuramos proporcionar informações atualizadas para lideranças acadêmicas e tomadores de decisão. O Instituto já fez mais de 70 publicações.

Além destes programas, há outros 21 em operação pelo CENTRO ÁRABE-JUDEU PARA A PAZ DE GIVAT HAVIVA.

Acreditamos que nenhum acordo político na região pode sobreviver, se não for amarrado pela educação das pessoas. Talvez uma das razões para o colapso do processo de paz seja a falta de apoio pela gente comum, pois os corações e mentes de muitos, nos dois lados, não estavam ainda prontos para a paz.

Há uma necessidade urgente de se integrar a Educação para a Paz nos currículos escolares, e de treintar educadores para usá-la em seu trabalho diário.

Acredito que governos deveriam usar o conhecimento e a experiência das ONGs e grupos de base popular. Programas de Educação para a Paz devem também ser feitos dentro das comunidades, entre adultos e tomadores de decisão. A mídia pode ser utilizada para divulgar mensagens de Educação para a Paz, assim como as artes e o teatro.

Educadores em Israel e nos países árabes devem liderar um caminho de mudanças, e não serem puxados por uma realidade violenta e hostil.

Apelamos para a criação de um “Fórum Regional de Educadores”, para discutirmos juntos esses temas. GIVAT HAVIVA está pronta para sediar esse Fórum.

Agradeço novamente a vocês por seu apoio, e espero que com a ajuda da comunidade internacional poderemos alcançar a paz no Oriente Médio, neste novo ano. ”

 

São Paulo, 05 de outubro de 2002

 

RIAD KABGHA é co-diretor do CENTRO ÁRABE-JUDEU PARA A PAZ DE GIVAT HAVIVA e participou em São Paulo – a convite dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA – junto ao vice-diretor executivo do Centro, Giora Avraham,  do Encontro 2002 da Rede Global de Educação para a Paz. – REDEPAZ.

 

 [ traduzido do original do autor pelo PAZ AGORA|BR. ]

Comentários estão fechados.