20 anos sem Emil Grunzweig

350ya

 Centenas Homenageiam Pacifista Israelense Assassinado

Convocação para Ato EmilJerusalém, 08/02/03: Perto de 400 pessoas se reuniram no centro de Jerusalém neste sábado, para honrar a memória de um pacifista israelense que foi assassinado pelo extremista de direita Yona Avrushmi,  neste mês, há 20 anos, reportou a rádio do exército israelense.

O deputado Ophir Pines-Paz (Avodá) e o  Prof. Zeev Sternhell discursaram para o público e uma nova placa de recordação foi descerrada, em substituição à original que tinha sido removida há vários meses.

Organizada pelo movimento israelense PAZ AGORA, a manifestação foi feita em homenagem a Emil Grunzweig, estudante e ativista que foi morto por uma granada em 10|02|1982, durante uma demonstração pacífica contra a Guerra de Israel no Líbano. A granada, atirada por um extremista de extrema-direita matou GrUnzwieg e feriu outros 10 manifestantes, incluindo o atual porta-voz do Parlamento, Avraham Burg.

Emil Grunzweig na linha de frente da manifestação, momentos antes de ser assassinado

Emil Grunzweig na linha de frente da manifestação, momentos antes de ser assassinado

Organizada pelo movimento israelense PAZ AGORA, a manifestação foi feita em homenagem a Emil Grunzweig, estudante e ativista que foi morto por uma granada em 10|02|1982, durante uma demonstração pacífica contra a Guerra de Israel no Líbano. A granada, atirada por um extremista de extrema-direita matou Grunzweig e feriu outros 10 manifestantes, incluindo o atual porta-voz do Parlamento, Avraham Burg.

Naquele tempo, Sharon era Ministro da Defesa, tendo idealizado a invasão do Líbano.

Grunzweig, filho de sobreviventes tchecos do Holocausto, era estudante de filosofia e ciência política, e escrevia uma tese de doutorado sobre o direito a protestar, quando foi assassinado.


[com informações da. France Press e Haaretz – traduzido pelo PAZ AGORA|BR]


Comentários estão fechados.