Pesquisa: Maioria dos israelenses e palestinos querem paz agora

y471

Maioria  quer  PAZ  AGORA  com   Solução  de  dois  Estados  e  implantanção  do  roadmap.


PSR (Centro Palestino de Pesquisas para Política) e o Instituto de Pesquisas Harry S. Truman para o Avanço da Paz, da Universidade Hebraica de Jerusalém, publicaram os resultados de suas últimas pesquisas de opinião pública israelense e palestina, mostrando grande apoio à solução de Dois Estados para Dois Povos e ao Road Map.

Pela primeira vez, o sensível e polêmico tema da identidade nacional foi enfocado na pesquisa conjunta.  Tanto israelenses quanto palestinos foram questionados se concordavam ou não que após o estabelecimento de um estado palestino independente e o acordo sobre os temas controversos, haveria um reconhecimento mútuo de Israel como um estado do povo judeu, e da Palestina como estado do povo palestino. 52% dos palestinos concordaram e 46% discordaram da proposta, enquanto 65% dos israelenses concordaram e 33% discordaram.

Entretanto, nenhum dos públicos tinha conhecimento desse nível recíproco de apoio, que sugere que ele ainda não é explícito e difundido. Apenas 40% dos palestinos acreditam (e 53% não) que uma maioria dos palestinos apóiam tal reconhecimento, e apenas 37% acreditam que uma maioria dos israelenses o apóia. Entre os israelense, apenas 32% acreditam (e 56% não) que uma maioria palestina apóia o reconhecimento mútuo, mas 58% acreditam (e 31% não) que uma maioria dos israelense o apóia.

No mesmo sentido, 80% dos israelenses e 71% dos palestinos apóiam a reconciliação entre os dois povos após alcançar um acordo de paz e o estabelecimento de um Estado Palestino.

O plano de paz do Quarteto, Road Map, é apoiado por 56% dos palestinos e 61% dos israelenses, de acordo com a pesquisa conjunta. Mas o apoio a diferentes passos requeridos de palestinos e israelenses varia.

Entre os palestinos, 70% apóiam a consolidação dos serviços de segurança em três organizações, 56% querem o fim do incitamento contra Israel e 41% desejam o restabelecimento dos laços anteriores à Intifada com Israel; 36% apóiam a prisão de indivíduos que conduzam ataques violentos contra israelenses; 30% aprovam o estabelecimento de um estado com fronteiras provisórias antes de solucionar os temas dos refugiados e Jerusalém, e 25% apóiam o corte do financiamento a grupos terroristas.

Entre os israelenses, 77% apóiam o fim do incitamento contra palestinos;  67% apóiam a cessação de deportações, demolições de casas e destruição da infra-estrutura palestina; 65% apóiam a retirada do exército de Israel para suas posições anteriores à Intifada e a transferência da segurança dessas áreas para a Autoridade Palestina; 54% apóia a reabertura de instituições palestinas em Jerusalém Oriental que foram fechadas; e 61% apóiam o desmantelamento de postos avançados de assentamentos.

A maioria nos dois lados acredita que seu próprio líder irá cumprir seus compromissos com o Road Map (57% dos palestinos e 59% dos israelenses), mas suspeita das intenções do líder adversário, com apenas 15% dos palestinos confiando que Ariel Sharon cumprirá as obrigações de Israel e 30% dos israelenses acreditando que Abu Mazen atenderá os compromissos palestinos.

Resistência dos colonos ao plano. O Instituto Harry S. Truman da Universidade Hebraica também pesquisou 500 colonos maiores de 18 anos sobre suas atitudes em relação ao processo de paz. Concluiu que apenas 13% utilizariam qualquer meio a sua disposição para resistir a uma decisão do governo para evacuar os assentamentos, enquanto 84% ou acataria tal decisão (24%) ou se oporia por meios legais (60%).

A pesquisa ainda revelou que 9% dos colonos acham admissível por em perigo outros judeus em caso de evacuação, e se houver uma decisão de evacuar o assentamento onde vivem, prefeririam que o governo lhes permitisse ficar sob soberania palestina.

58% dos colonos reconhecem a autoridade do governo de Israel para decidir sobre a evacuação dos assentamentos, 54% reconhece a autoridade do parlamento (Knesset) para evacuá-los, e 68% acham que um plebiscito deve ser feito para decidir a matéria. Apenas 38% dos colonos reconhece a autoridade de seus rabinos para tomar essa decisão.

57% dos colonos acham que se for estabelecido um estado palestino no contexto de um acordo de paz que prometa uma evacuação, o certo sera pagar a eles uma compensação e dar-lhes a opção de decidirem se desejam viver dentro da Linha Verde.


[ Fontes 30/06 a 05/07/03: PSR – Palestinian Center for Policy and Survey Research, Harry S. Truman Research Institute for the Advancement of Peace at the Hebrew University, Maariv e APN – Americans for Peace Now – (www.peacenow.org) – traduzido e editado pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.