Mobilização pela paz permanente entre Israel e Palestina

y544

 


Amigos do PAZ AGORA na França:

Apoiemos todas iniciativas por um acordo permanente entre Israel e Palestina

 


Depois de apoiar e tornar conhecida na França a plataforma lançada por Ami AYALON e Sari NUSSEIBEH, do mesmo modo trazemos nosso apoio ao “Pacto de Genebra”, cujos dois principais iniciadores, Yossi BEILIN, ex- ministro trabalhista de vários governos israelenses, e Yasser ABED RABBO, ministro da Autoridade palestina, se preparam para assinar em Genebra no dia primeiro de dezembro.  

Tirando ensinamentos dos insucessos das tentativas de acordo precedentes, à exemplo da petição Ayalon/Nusseibeh, o “Pacto de Genebra” aborda de frente as questões mais difíceis e mais dolorosas  que separam os dois povos.


Este documento, muito detalhado,  suscita uma grande esperança, por demonstrar  que uma solução é possível e  que existem em ambos os lados  partidários do diálogo e da paz, incluindo políticos e cidadãos de grande responsabilidade.  


Este “acordo” oferece aos dois povos uma chance sem precedentes de encontrarem uma solução política definitiva para o conflito sangrento que os opõe um ao outro há muitas décadas, e assim trazer uma reconciliação histórica entre os palestinos e os israelenses e, mais amplamente, entre o mundo árabe e Israel.  


Após a petição Ayalon/Nusseibeh, que recolheu 116.000 assinaturas israelenses e 65.000 palestinas até hoje, após a manifestação maciça que reuniu mais de 100 000 pessoas em Israel, está demonstrado  que existe uma alternativa às políticas suicidas conduzidas pelos dois povos.   Esta esperança desejosa e realista é apoiada pelos Amigos do PAZ AGORA na França, e é nosso dever ajudar para que a esperança se concretize.  


Em apoio a todas as iniciativas para um acordo permanente entre israelenses e palestinos, estamos no processo de congregar  o maior número possível de indivíduos, personalidades, associações e forças políticas.  Várias iniciativas e manifestações que serão anunciadas num futuro próximo.   Precisaremos do seu apoio e do seu engajamento ao nosso lado. 


Devemos  fazer ouvir a nossa voz, mais alto e mais forte, aqui onde vivemos, e também fazer que seja ouvida por aquelas e aqueles que lutam no Oriente Próximo pela única solução que trará a segurancá e um futuro melhor para os dois povos.  


 Paris, 18|11|/2003


Amigos do PAZ AGORA na França | Les Amis de La Paix Maintenant | www.lapaixmaintenant.org  


 


 [ traduzido por Edelyn Shweidson para o PAZ AGORA|BR ]  

Iniciativa de Genebra mobiliza Israel:

 20/11 em Tel-Aviv : Debate organizado pelo PAZ AGORA e a COALIZÃO DA PAZ


 “O papel do exército no desenho da política israelense nos territórios ocupados” com o jornalista Ofer Shelah e o deputado Haim Ramon



22/11 em Jerusalém: Manifestação do PAZ AGORA com a presença do Dr. Mordechai Bar-On às 20h


O Chefe do Estado-Maior e 4 ex-chefes do Serviço Secreto entendem:  


Não Existe Solução Militar! É Preciso Um Horizonte Político!  


 Depois que o Chefe do Estado-Maior e fontes militares graduadas expressaram sua preocupação pelas privações e sofrimento do povo palestino nos territórios ocupados, e a necessidade de um horizonte político, quatro antigos chefes dos serviços de segurança Shin Bet adicionaram suas vozes.   Todos esses eventos ocorreram logo após a publicação da Iniciativa de Genebra, quando a população israelense começou a entender que existe um parceiro para a paz.  


 A Iniciativa de Genebra prova que existe disposição entre a população palestina para alcançar um compromisso mesmo sobre os temas mais difíceis do conflito, um compromisso que também é aceitável para Israel.  

 É difícil exagerar a importância da apresentação pelos 4 ex-chefes do Shin Bet . Sua entrevista conjunta ao “Yedioth Ahronot” foi publicada com destacadas manchetes e apareceu em muitos editoriais nos mais importantes jornais do mundo. A mensagem dles é urgente e clara:

 Sharon está nos levando a uma catástrofe!  

Em contraste com essas lideranças graduadas de segurança, o governo de Israel é um ‘Peace Refuser’ por excelência, recusando-se até mesmo a estudar o documento da Iniciativa de Genebra.  


23|11 em Tel Aviv –  19h30 no Beit Tzionei America: Um novo Projeto Político e de Segurança para Israel

Conferência organizada pelo Centro Árabe-Judeu de Educação para Paz de Givat Haviva  

Entre os participantes

 Profa. Galia Golan – dirigente do PAZ AGORA

 Brigadeiro-General Doron Kadmiel

Entre os temas

A paz com os vizinhos de Israel 

Conceitos de segurança

O lugar do exército na sociedade

O relacionamento de Israel com o povo judeu 


 24/11 em Jerusalém Dror Etkes às 20h na sede local do PAZ AGORA O chefe da Equipe de Monitoramento de Assentamentos do PAZ AGORA conversará sobre suas atividades, seu depoimento no senado dos E.U., e as crescentes ameaças de colonos radicalizados   Ao aceitar o Road Map, o governo de Israel se comprometeu a remover todos postos avançados de assentamentos estabelecidos desde março de 2001. De acordo com estatísticas do PAZ AGORA, estes são mais de 60 na Cisjordânia.  A maioria desses postos não foram removidos, mas sim cresceram e se adensaram nos últimos meses. Além disso, desde a Cúpula de Ácaba, 5 novos postos avançados foram criados.    

 27/11 em Tel-Aviv –  19h30 no Bei Hasofer – Conferência: “A Iniciativa de Genebra

Com a participação dos signatários do documento, israelenses e palestinos  


Comentários estão fechados.