Palestinos querem que desligamento seja parte do Road Map

y620

Os contatos políticos sobre a implementação do plano de desligamento de Sharon continuam. O primeiro-ministro palestino, Abu Alá (Ahmed Qurei), encontrou-se hoje em Jericó com uma delegação norte-americana chefiada pelo Secretário-Assistente de Estado, William Burns, que está agendada para encontrar o primeiro-ministro Sharon nesta noite.

Ao sair da reunião, Abu Ala frisou que a Autoridade Palestina ainda está comprometida com a implementação do Road Map. Ele também pediu um compromisso americano de que o desligamento  israelense planejado se constitua como parte de um acordo conjunto com Israel: “Dissemos que não somos contrários à retirada de Gaza, mas apenas como passo em direção à implementação do  Road Map“, disse Abu Ala.

Ahmed Qurei

Ahmed Qurei - 1º ministro da Autoridade Palestina

A reunião se deu após comentário de Abu Ala, que disse ontem que os planos de Sharon irão possivelmente reviver o processo de paz. Foi a primeira vez que um líder palestino expressou publicamente apoio ao plano do primeiro-ministro de Israel.

Saeb Erekat disse mais ao Maariv Online sobre o encontro. “Os americanos nos solicitaram que imponhamos a ordem e tomemos responsabilidade pela segurança na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Pretendemos fazê-lo, com a condição de que haja um retorno à negociação e à implementação do Road Map”.

Os palestinos disseram que esta foi a primeira oportunidade que tiveram, em muito tempo, para expressar os seus pontos de vista aos americanos.  Hoje à noite, os três enviados americanos devem encontrar o primeiro-ministro Sharon em preparação para a viagem programada deste aos E.U. para encontrar o presidente George Bush em 14 de abril.


[ publicado no Maariv em 01/04/04 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ].

Comentários estão fechados.