Muhammad Dahlan: Palestinos precisam de nova liderança

y621b 

Ex-Ministro da Segurança da Autoridade Palestina concorrerá à sucessão de Arafat

 Os palestinos precisam eleger uma nova liderança”, diz Muhammad Dahlan, que foi Ministro da Segurança no governo palestino do ex-ministro Abu Mazen. E adicionou: “os israelenses devem fazer o mesmo”.

Em entrevista ao jornal canadense Globe and Mail neste sábado,  Dahlan atacou a liderança palestina e Yasser Arafat. “O povo palestino está procurando uma saída e uma liderança que o leva para lá”, disse Dahlan.

Dahlan, que foi demitido por Arafat após a queda do governo de Abu Mazen em 2003, também disse que iria concorrer ao seu cargo nas próximas eleições palestinas. “Eu terei um papel na Autoridade Palestina, mas não vejo meu futuro em Gaza”, comentou. “Eu falo pela minha geração. É o nosso futuro… desenvolver e aperfeiçoar a noção de democracia entre a população palestina”.

Mohammed DahlanDahlan também observou que ele não culpa apenas a ocupação israelense pelo atual estado dos palestinos. “A liderança palestina precisa aceitar parte da responsabilidade pela situação”, disse. “Não existe liderança central na Autoridade Palestina”, adicionou, dizendo que os grupos terroristas estão no controle.

O ex-Ministro do Interior da AP acrescentou: “Nós precisamos de uma mudança básica na AP e na Fatah, através de eleições. A última vez que houve eleições na Fatah foi 15 anos atrás, de forma que os atuais quadros não escutam as decisões da liderança”, ressaltando que se os dirigentes da AP “forem legalmente eleitos, estarei pessoalmente comprometido com eles… Eles devem renovar sua legitimidade por eleições”.

Afirmou que uma Faixa de Gaza reformada e libertada poderia servir como um modelo para uma futura administração palestina, e descartou palpites de que a Autoridade Palestina estaria ameaçada por uma tomada de poder pelo Hamas. Falou que, com resolução e através de diálogo, não haveria problema para a AP recuperar seu controle sobre a Faixa de Gaza libertada.

Dahlan disse ao jornal estar confiante de que uma Autoridade Palestina democrática e unificada poderá também proporcionar segurança a Israel, porque o povo palestino está cansado da violência. “Se a liderança palestina decidir cessar esse tipo de ataques, eles pararão. Nós podemos fazê-lo. Acreditem-me, nós o podemos. Já o fizemos antes.”

 Dahlan não culpa apenas a ocupação israelense pelo atual estado dos palestinos. “A liderança palestina precisa aceitar parte da responsabilidade pela situação…Não existe liderança central na Autoridade Palestina… os grupos terroristas estão no controle….”

 

[ fontes: Maariv e Haaretz – 03/04/04  –  edição e tradução PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.