Só a esquerda é capaz

n97

Nunca saberemos se a Iniciativa de Genebra, e a recusa de reservistas a servir nos territórios, foram realmente a razão para o plano de desligamento de Sharon, ou se aquele acordo virtual e as recusas lhe deram desculpas para escapar do road map para o velho esquema de bantustões.

Mas, para os deputados do Avodá e do Yahad, assim como para a maior parte do Shinui cujas raízes estão no campo da paz – as pessoas cujos votos irão aprovar amanhã o plano de desligamento – não é importante de onde Sharon vem. O que importa é para onde está indo o Likud.

Uma revisão dos últimos 11 anos mostra que a corrente central da sociedade israelense, incluindo a maior parte dos eleitores do Likud, está descendo pela trilha que Yitzhak Rabin pavimentou.

Num artigo emocionado sobre “sionismo baseado na fé”, publicado recentemente no “Nekudá”, Israel Harel, morador do assentamento de Ofra, observou que o Acordo de Oslo removeu 42% da Terra de Israel (áreas A e B) do Estado de Israel: “É verdade que, de um ponto de vista declarativo, nós não concedemos nem uma polegada”, escreveu, “mas qualquer pessoa inteligente sabe e entende que enquanto a lei internacional na sua forma atual se aplicar no mundo, esses territórios, que foram entregues aos árabes por um contrato assinado pelo governo de Israel, não mais pertencem ao povo judeu. Mas nós não falamos mais disso … nós reprimimos isso, nós o aceitamos”.

Ele está certo. Mesmo que governos de direita argumentem que os palestinos estão violando o Acordo de Oslo com sua violência, metade da Cisjordânia ainda está sob controle civil da Autoridade Palestina. E mesmo que o exército israelense entre e saia, à vontade, da Faixa de Gaza, do ponto de vista legal a maior parte deste território continua sob controle civil e de segurança palestino.

Os dois governos Sharon nem se preocuparam em revogar a decisão de Barak em dezembro de 2000 de adotar a proposta Clinton, sob a qual os palestinos receberiam de 94 a 96% da Cisjordânia.

Há dez anos nesta semana, quando Rabin assinou o acordo de paz com a Jordânia, o campo da paz, com apenas uma penada, liquidou a visão do Betar de ter as duas margens do Jordão pertencendo a Israel, assim como a idéia de Sharon de que a Jordânia é o país dos palestinos.

Na época de sua primeira visita a Amã, Sharon, então ministro da infra-estrutura, foi compelido a prometer ao Rei Hussein que essa expressão não mais seria pronunciada por ele.

A paz com a Jordânia, um fruto raro do Acordo de Oslo, é outra garantia de que nenhum governo israelense são irá algum dia adotar o plano iníquo de transferir os palestinos para leste. Além disso, o interesse de Israel em preservar relações com a Jordânia, assim como com o Egito, demanda que cada governo considere o impacto de suas ações nos territórios sobre seus vizinhos do leste e do sul.

A cerca de separação, outro concepção de um governo trabalhista que foi adotada por Sharon, traz de volta a Linha Verde para a consciência israelense e internacional, e remove a visão de que “Yesha [Cisjordânia e Gaza] está aqui”, em Kfar Saba e Mevasseret.

“Não é claro que existe um perigo real de que tudo que não seja incluído na cerca não ficará, no futuro, sob soberania israelense ?” pergunta Harel, comentando sobre o “absurdo” que levou a direita a se enraivecer quando a Suprema Corte de Justiça se pronunciou contra a cerca.

O fato de as decisões da Suprema Corte estarem consistentemente empurrando a cerca para o Oeste, para a Linha Verde, também se deve a organizações pacifistas e ativistas individuais que expuseram o golpe de se explorar a ameaça do terrorismo para efetivar uma apropriação de terras.

O precedente de uma retirada “sob fogo”, sem aguardar um acordo com o inimigo, foi colocado há quatro anos pelo governo Barak. A tranqüilidade que a saída do Líbano trouxe para a fronteira setentrional deve ser creditada em boa medida ao apoio a esse passo recebido da ONU, E.U. e Europa, assim como à pressão da comunidade internacional para a Síria controlar o Hezbolah.

Se o plano para uma retirada de Gaza e norte da Cisjordânia for de fato executado, o será graças aos votos dos deputados Yuli Tamir, Amram Mitzna, Haim Oron e Eti Livni, todos membros do grupo da Iniciativa de Genebra.

[ publicado no Haaretz e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.