Carta aberta a Marwan Barghouti

Terça-feira, 07 de dezembro de 2004

A Marwan Barghouthi

Via Autoridade Israelense de Prisões

 

Caro Marwan,

Já faz muito tempo que tivemos uma oportunidade para conversar. Gostaria de poder encontrá-lo e vê-lo pessoalmente, para lhe dizer algumas coisas a nível muito pessoal. Tenho falando muito positivamente de você há anos, para jornalistas, em artigos, rádio e na TV. Também tenho conversado sobre você e seu caso com muitos políticos israelenses, incluindo ministros do atual governo. Acredito que você seja um líder político com o qual Israel deveria se interessar em conversar e negociar.

Estou escrevendo-lhe em meu próprio nome, para pedir-lhe que reconsidere sua candidatura para o cargo de presidente da Autoridade Palestina. Não tenho dúvidas de que sua vez chegará no futuro, mas agora não é a hora certa. Imagino que seja extremamente difícil estar atrás das grades, nem posso imaginar como é sua vida diária na prisão, e sei como você deve estar ansioso para estar solto, voltar à sua casa e à sua família e conduzir o povo palestino à paz.

Marwan Bargouthi

Marwan Bargouthi

Honestamente acredito que a região pode estar no limiar de uma nova era. Os povos israelense e palestino parecem dispostos e ansiosos para se afastar da violência e entrar num processo político que possa levar ao estabelecimento de um Estado Palestino conforme os princípios de Clinton. Esta é a hora de isto acontecer. Inocentes palestinos e israelenses demais morreram. É hora de deixar a luta violenta para trás e convocar a comunidade internacional para trazer os lados para a mesa e para a paz.

O que é preciso agora é um período de calma e estabilização. O povo palestino e a liderança após Arafat têm respondido à nova situação com extraordinária responsabilidade. O diálogo interno palestino, no qual eu sei que você têve um papel ativo, tem demonstrado a maturidade do povo palestino.

Abu Mazen tem feito um trabalho notável em manter e construir uma liderança com sentimento de transição e calma. Abu Mazen tem a confiança da comunidade internacional e da liderança israelense. Sharon está pronto a negociar com Abu Mazen e a implementar o desligamento em coordenação com o novo governo palestino após eleições. Este desligamento irá, não tenho dúvida, levar a mais avanços políticos, que nos trarão de volta ao Road Map e a negociações sobre o Estado palestino e outras questões importantes como o futuro de Jerusalém. Abu Mazen é o homem certo para a tarefa neste momento.

Você não será esquecido, e seu tempo chegará. Acredito sinceramente que algum dia, num futuro não muito distante, você será libertado da prisão e será alçado à mais alta posição na vida política palestina. Sim, existe uma possibilidade de que você possa vencer as eleições agora – é o que as últimas pesquisas sugerem. Mas o que aconteceria se você vencesse? A região caminharia para um processo político que traria reais conquistas políticas para os palestinos? Gozaríamos de um período de calma, estabilidade e crescimento econômico? Ou voltaríamos à violência extremada, mas destruição e mais perdas de inocentes palestinos e israelenses? Acredito que aconteceria a última opção .

Mesmo que você seja eleito agora, Sharon não o soltará sob as atuais circunstâncias. Não haverá pressão internacional efetiva sobre Israel para acelerar sua libertação. A única pressão real significativa é de Washington e o president Bush não carregará a sua bandeira. Sua libertação somente virá quando houver uma nova era política e a violência houver terminado. Se você for eleito, acredito que entraremos num novo ciclo de violência, uma terrível tempestade que trará muito mais sofrimento do que coisas boas.

Pelo bem do povo palestino e para a esperança de que possamos avançar agora na direção de um processo de paz, apelo a você pessoalmente, Marwan. Retire sua candidatura e dê seu apoio a Abu Mazen. Eu conheço você e o respeito como líder de seu povo. Você é um homem de princípios e de razão. Pense bem e faça a coisa certa para seu povo. Mais uma vez quero lhe dizer: sua hora IRÁ chegar, mas este não é o momento certo.

Seu amigo,

Gershon Baskin

Gershon Baskin é co-diretor do IPCRI www.ipcri.org– Centro Israel/Palestina de Pesquisa e Informação.

 

[ publicado pelo IPCRI em 07/12/2004 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

.

Comentários estão fechados.