A cilada de Natania


Nós, Amigos Brasileiros do PAZ AGORA, compartilhamos o sofrimento e a dor de cada uma das famílias das pessoas, seres humanos iguais a nós, que perderam sua vida nesta semana em Natánia, Israel, num covarde atentado perpetrado pelos terroristas da Jihad Islâmica.

 Qualquer ato que premeditadamente vitime civis inocentes é imperdoável e injustificável, seja qual for a bandeira que pretenda defender.

A condenação pela Autoridade Palestina de atos terroristas deve ir além das declarações de que “eles não servem aos interesses palestinos”, feitas por seus líderes. Tais atos devem ser rejeitados, ampla e veementemente, como crimes contra a Humanidade e imorais. Os responsáveis, financiadores e asseclas da organização criminosa que os assume descaradamente devem ser encontrados, desarmados e punidos exemplarmente pela Autoridade Palestina.


A triste História do conflito entre Israel, os palestinos e os países árabes está pontilhada de passagens em que, ao despontarem centelhas de paz, extremistas usam sangue inocente para apagá-las. Várias eleições em Israel, cuja maioria da população há muito tempo quer uma paz justa com a criação de um Estado Palestino ao seu lado, tiveram o eleitorado levado a votar em plataformas belicistas, em função da desconfiança e da revolta por ataques terroristas.

Estamos agora às vésperas de novas eleições gerais em Israel. É mais visível do que nunca a vontade popular de retomar o processo de paz. É esta chance que estes criminosos querem matar.


Por outro lado, desta vez também o povo palestino se prepara para ir às urnas para escolher seus representantes. Os candidatos mais moderados, ligados ao legítimo governo em exercício, só tem a oferecer ao oprimido povo palestino uma esperança na melhoria que certamente virá de um processo de paz.  Os extremistas e radicais, porém, têm a seu favor toda a carga de sofrimento e desesperança de um povo sob décadas de humilhação e ocupação.

Qualquer reação a este atentado que implique em punição coletiva e indiscriminada contra populações palestinas seria moralmente inaceitável e somente levaria ao enfraquecimento dos candidatos moderados. Mais ainda, aumentaria o ódio que alimenta o terrorismo.


Conclamamos as lideranças israelenses e palestinas, e a comunidade internacional, a envidar todos os esforços para impedir a retomada do ciclo macabro da violência, iniciando urgentemente o combate cerrado e coordenado aos terroristas, consolidando as condições para a realização de eleições livres, calmas e democráticas, e iniciando AGORA, sem pré-condições, negociações para uma paz justa e definitiva, baseada na coexistência de Dois Estados – Israel e Palestina.


NÃO AO TERRORISMO –  SIM AO DIÁLOGO !

 

Amigos Brasileiros do PAZ AGORA, 08 de dezembro de 2005


Comentários estão fechados.