INICIATIVA de GENEBRA '2.0'

NOVAS SOLUÇÕES DE ISRAELENSES E PALESTINOS

PARA UMA PAZ DEFINITIVA AGORA.


www.geneva-accord.org/

O Acordo de Genebra foi lançado no final de 2003 por lideranças israelenses e palestinas. Indicava soluções para cada um dos principais pontos do conflito entre seus povos.  

Novas conversações entre as partes, agora divulgadas, detalham a implantação de um acordo definitivo e demonstram que uma paz justa e duradoura é possível hoje.


Foi publicado um novo anexo à Iniciativa de Genebra (veja ao final) , com detalhes pormenorizados da implementação efetiva de uma paz definitiva entre israelenses e palestinos. O livro contém mapas, cronogramas e atribuições para as partes e a comunidade internacional. É resultado de mais de dois anos de trabalho intensivo de equipes de profissionais israelenses e palestinos.


Iniciativa de Genebra - seção palestina

Iniciativa de Genebra - seção palestina

Conforme a Agência Palestina de Notícias Ma’an, Barack Obama (presidente dos EUA)  interessou-se pela Iniciativa de Genebra como base para criação de um Estado Palestino”. O artigo informa que “negociadores palestinos e israelenses estão examinando os documentos da Iniciativa de Genebra” e que Obama mostrou interesse pelo fato de a iniciativa abordar até os pequenos detalhes de um potencial acordo” (27|09|09).

Yasser Abed Rabbo – assessor para negociações de paz  de Mahmoud Abbas (presidente da Autoridade Palestina) que o acompanhou em sua recente visita a Washington – é o co-arquiteto de Iniciativa, junto a Yossi Beilin, ex-ministro da Justiça de Israel. Beilin já apresentou o documento pessoalmente ao presidente de Israel, Shimon Peres, e a autoridades internacionais.



O Ministro do Exterior do Egito, Ahmed Aboul Gheit , expressou simpatia, afirmando que “é um documento importante que pode formar uma base de referência boa e útil para um acordo de paz entre os lados palestino e israelense” (12|09|09).  A Iniciativa foi bem recebida por ministros e parlamentares da Jordânia. Os Ministros do Exterior da Suécia e Suiça elogiaram a continuidade da iniciativa, que também foi apresentada à Comunidade Européia em Bruxelas e no Forum 2000 em Praga.

Pesquisa realizada pelo International Peace Institute mostra apoio majoritário entre palestinos a um plano de paz de dois Estados. 64% preferem um plano baseado nas propostas de Taba (pós-Camp David) e na Iniciativa de Genebra.



No lançamento dos novos anexos, o diretor-geral da seção israelense da Iniciativa de Genebra, Gadi Baltiansky, comparou o trabalho a um livro de receitas para líderes interessados em preparar um acordo de paz, explicando que “o livro é dirigido a três grupos: tomadores de decisão e negociadores, que poderão utilizar seu conteúdo; às populações israelense e palestina que estão céticas sobre a possibilidade de algum dia se chegar a um acordo; e à comunidade internacional – que pode utilizar os dados para adotar o papel mais adequado e achar a melhor forma de aumentar seu envolvimento na efetivação de um acordo de paz”.

Os tópicos dos Anexos podem ser lidos em .pdf (original em inglês)

nos títulos abaixo ou em http://www.geneva-accord.org/mainmenu/the-annexes


» Sumário dos Anexos ao Acordo de Genebra
» Presença Internacional – IVG (International Verification Group)
» Corredor Ligando Cisjordânia e Gaza
» Segurança
» Conselho Inter-Religioso em Jerusalém
» Jerusalém
 

Solução para Jerusalém - In. Genebra

Solução para Jerusalém - In. Genebra



Traçado proposto para a fronteira definitiva em Jerusalém, que sediará duas capitais para os dois Estados.
» Presença Multinacional no Complexo Al-Haram al-Sharif / Monte do Templo
» Refugiados
» Estradas Designadas
» Pontos de Passagem de Fronteiras
» Água
» Meio-Ambiente
» Economia
» Iniciativa Árabe de Paz

Editado e traduzido pelos Amigos Brasileiros do PAZ AGORAwww.pazagora.org (edição e tradução)

 


 

 


Leia a íntegra do ACORDO DE GENEBRA (12|2003) em português, traduzido pelo PAZ AGORA|BR (www.pazagora.org/genebra)


Comentários estão fechados.