Mais casas ilegais na Cisjordânia. Congelamento?

 455 Novas Moradias – Onde Está o Congelamento?

Os noticiários de ontem mostram que Bibi (Netanyahu) e (Ehud) Barak autorizaram a construção de 455 novas unidades residenciais. Os locais mais questionáveis são Maskiot, Kedar e Ariel.

De fato, o significado é que NÃO existe congelamento, pois:

1) O governo israelense está autorizando 455 construções NOVAS;

2) Aproximadamente 2.500 unidades estão em processo de conclusão (e não congelamento) de construção;

3) Os outposts ilegais não estão sendo evacuados;

4) A tomada de prédios e as obras continuam em Jerusalém Oriental. 

E o congelamento?

Parece que qualquer congelamento a ser negociado com os americanos seria apenas sobre projetos/licitações ainda não apresentados, permitindo-se a Israel completar a construção de unidades cujo projeto e as licitações já tenham sido aprovadas! Isto explicaria a pressa de Bibi em autorizar o máximo possível antes de declarar um congelamento.

O PAZ AGORA considera isto totalmente inaceitável e tem levado estas atitudes para a mídia – incluindo entrevistas nos maiores jornais e redes de rádio e TV [ clique AQUI ] .

[ PAZ AGORA – 08|09|2009 – traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

 

 

PAZ AGORA denuncia:

Expansão de colônias Israelenses em território palestino continua

 

Israel iniciou aproximadamente 600 construções em territórios palestinos nos seis primeiros meses  de 2009, informou neste domingo a organização israelense PAZ AGORA.

Segundo relatório semestral da ONG, as construções continuam normalmente nos chamados “blocos de assentamentos”, as grandes colônias que Israel pretende incorporar a seu território em qualquer acordo de paz.

 

Novas obras novas na Cisjordânia

Ocupação se expande na Cisjordânia

No entanto, foram percebidas mudanças nas construções em colônias isoladas e nos chamados protoassentamentos (outposts).

Nestes, as obras continuam, sem seguir os trâmites legais ou baseados em projetos de urbanização aprovados há anos.

Segundo o PAZ AGORA, os colonos estão desempoeirando planos de urbanização de até duas décadas atrás para justificar a construção em localidades como Maityahu, Kochav Hashachar e Maalê Michmash.

De acordo com o relatório divulgado neste domingo, das 596 novas construções nos assentamentos, 35% estão sendo erguidas a leste do muro de levantado por Israel. As restantes estariam a oeste da barreira, em território sob controle israelense.

A ONG também constatou que aproximadamente cem estruturas começaram a ser construídas nos protoassentamentos.

Para a Autoridade Nacional Palestina (ANP), a recusa de Israel em deter a expansão dos assentamentos é “um desafio ao mundo”.

“Trata-se de um autêntico desafio a todos os esforços da comunidade internacional, principalmente dos EUA, para relançar o processo de paz no Oriente Médio o mais rápido possível”, disse, em nota, o porta-voz da ANP Nabil Abu Rudeine.

Rudeine pediu aos outros países que “obriguem Israel a deter toda atividade nas colônias”, inclusive as construções baseadas no denominado “crescimento natural” da população, como exige o Mapa de Caminho, o plano de paz lançado em 2003 pelo Quarteto de Madri (Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia).

O porta-voz revelou que o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, enviou uma carta urgente à Casa Branca e a diversos órgãos internacionais para pedir mais pressão sobre o Governo do israelense Benjamin Netanyahu.

[ Agencia EFE – 23|08|2009 ]

 

 

Israel Constrói Mais 800 Casas Ilegais na Cisjordânia 

A ONG israelense PAZ AGORA denunciou ontem que 800 unidades habitacionais estão sendo construídas ilegalmente em 34 colônias judias na Cisjordânia. Segundo relatório da ONG, estas casas não integram outras 2.400 unidades aprovadas pelo governo israelense sob o argumento de que apenas atendem ao “crescimento natural” da população.

Segundo o movimento, contrário à colonização, as novas obras foram iniciadas há três meses, mesmo frente à forte pressão dos Estados Unidos para que Israel abandone a expansão dos assentamentos em prol da retomada do diálogo de paz com os palestinos.

PAZ AGORA explica ainda que 55 casas estão quase concluídas. As obras acontecem em 34 assentamentos, 16 dos quais ficam a leste do muro de separação construído por Israel.

PAZ AGORA  atribuiu o aumento no número de casas em construção à pressão dos Estados Unidos para que Israel congele a atividade nos assentamentos, já que Israel quer um acordo que impeça apenas construções novas, e não as que já estão em andamento. “Como reação, os colonos fazem tudo para iniciar todas as construções possíveis, para que sejam consideradas colônias já existentes e fiquem de fora de um futuro acordo negociado”, destaca o informe.

[ Agora – 14|10|2009 ]

Comentários estão fechados.