Congelamento? – Relatório PAZ AGORA sobre Construção nos Assentamentos – dez|09

 

Relatório do PAZ AGORA sobre Construção nos Assentamentos – dez|09


Conforme dados reunidos pelo PAZ AGORA, as obras aprovadas nos assentamentos pelo governo. como parte do acordo [interno] no congelamento, ainda supera em média o número de obras aprovadas atualmente que estão sendo construídas no resto de Israel.

3.492 unidades residenciais foram aprovadas para serem construídas nos assentamentos durante o congelamento, enquanto nos territórios ocupados vivem cerca de 300 mil colonos, o que dá uma média de aproximadamente 1.167 residências por cada 100 mil habitantes.

Entretanto, conforme o Bureau Central de Estatísticas, órgão oficial israelense, ao tempo deste congelamento Israel construirá 836 unidades residenciais para cada 100 mil habitantes dentro da Linha Verde (fronteiras anteriores a 1967).

 

A. Exemplos: 

 

1) Maalê Adumim – 476 unidades serão construídas no assentamento no período de congelamento de 10 meses.

Compare com o pequeno número de habitações que serão construídas em cidades de tamanho similar em Israel: Rosh Hain – 149 un. ; Kiriat Bialik – 160 un. ; Dimona – 59 un.; Or Yehuda – 12 un. 

2) O assentamento de Ariel construirá 146 unidades habitacionais durante o ‘congelamento’.

Compare com o pequeno número de habitações que serão construídas em cidades de tamanho similar em Israel: Beit Shean – 21 un.;  Sderot – 32 un. ; Kiriat Tivon – 51 un.

3) Mesmo as comunidades ultra-ortodoxas em Israel são discriminadas, quando comparadas aos assentamentos para ultra-ortodoxos nos territórios ocupados. Por exemplo, foi autorizada a construção de 864 unidades residenciais no assentamento ultra-ortodoxo de Modi’in Illit, na Cisjordânia, enquanto foi autorizada construção de 73 unidades na cidade ultra-ortodoxa de Elad, dentro da Linha Verde.

 

Conclusão: 

As queixas dos colonos de estarem sendo discriminados os assentamentos não têm base na realidade. Ao contrário, mesmo durante o ‘congelamento’, será construído um número de moradias  nos territórios ocupados maior do que a média em Israel.

Assentamento de Adam 29|11|2009

Assentamento de Adam 29|11|2009

B. O Início do ‘Congelamento’:


Assentamento de Oranit: 'fundações falsas  07|12|2009

Assentamento de Oranit: novas 'fundações falsas' 07|12|2009

Durante os últimos dias, em dezenas de terrenos de pelo menos 8 assentamentos, colonos prepararam fundações falsas (simples camada de cimento) para tentar obter permissões de construção na última hora. Foram constatadas violações nas ordens de congelamento em pelo menos dez assentamentos. Além disto, o Comitê de Exceções nomeado pelo Ministro da Defesa continua autorizando o prosseguimento de projetos sem divulgar as informações ao público.

  


 

 

 

Assista AQUI  > Movimentos de terra para novas obras em Assentamentos – Proibidas pela Ordem de Congelamento

 

 C. Atividade Especial do PAZ AGORA:

 

Atendendo à onda de chamados que recebemos de colonos e soldados que expressam desgosto pelo comportamento da liderança dos colonos na área, que nos solicitam a relatar as violações das ordens de congelamento, o PAZ AGORA abriu uma ‘hotline’ especial para receber denúncias.

Disque Denúncia

Disque Denúncia

Além disto, o PAZ AGORA está contratando um levantamento aerofotográfico de toda a área de assentamentos e outposts, para criar uma base de dados pública que exponha as novas construções e a continuação de obras em edifícios já existentes.

O PAZ AGORA relatará todas as violações às ordens de congelamento que forem descobertas, diretamente ao escritório do primeiro-ministro e ao Ministério da Defesa. Trabalharemos também a nível legal contra líderes municipais, empreiteiros e indivíduos  que desrespeitem as leis na Cisjordânia.

Comentários estão fechados.