43 anos de ocupação: BASTA

Israel Está Afundando…  Precisamos Mudar de Direção!

Discurso de Tzali Reshef na manifestação do PAZ AGORA em Jerusalém, 05|06|2010


Boa noite.

Estamos reunidos aqui nesta noite, milhares de cidadãos israelenses preocupados. Somos judeus e árabes, homens e mulheres, que viemos por que estamos preocupados, temos raiva, estamos furiosos, estamos quase desesperados.

Quase, mas não nos desesperamos. Viemos para dizer:

Existe uma alternativa para o governo da força, arrogância e estupidez.

Existe uma alternativa para o governo da confrontação, bloqueios e guerra.

Existe uma alternativa para o governo de isolamento internacional.

Existe uma alternativa para o governo de Netanyahu e Barak.

Precisamos dizer ao governo: o mundo todo não está contra nós. O mundo todo está contra a sua política. A política da força e da estupidez. Os milhares que aqui estão reunidos nesta noite estão contra a política de desconsiderar o mundo, contra o isolamento político que vocês estão tentando impor sobre Israel.

Acreditamos que existe outro caminho. Acreditamos que há uma solução de paz, respeito mútuo, igualdade entre pessoas, judeus e árabes, uma solução de Dois Estados, uma solução em Jerusalém, a capital de dois Estados para dois povos.

E, a caminho desta solução não existe escolha. É preciso enfrentar os inimigos internos da paz. Esses inimigos trabalham dia e noite para impedi-la. Os primeiros entre eles são os colonos que fazem de tudo para sabotar uma solução. Os assentamentos não devem apenas ser congelados. Devem ser evacuados imediatamente, agora! Não há solução sem evecuar Beit-El. E precisamos dizer isto em voz alta. Não estamos falando de postos avançados (outposts) ilegais. Falamos da evacuação imediata de dezenas de milhares de colonos.

A evacuação de Ofra, Shilo, Kedumim e Kiryat Arba. Não é suficiente lutar contra as tentativas de expulsar a população palstina de Sheikh Jarrah em Jerusalém. Precisamos levar a luta ao coração do conflito.


Tsali Reshef

Tsali Reshef é um dos fundadores do PAZ AGORA


Sem evacuar os colonos do futuro Estado Palestino, não haverá paz.

Devemos alertar daqui que estamos à beira de desistir de uma solução de dois Estados, Estamos perto de perder a possibilidade de paz, tudo por causa de um punhado de famáticos que se assentou nos territórios que ocupamos há 43 anos.

Não continuaremos sendo reféns dos colonos.

A manifestação desta noite é importante, talvez histórica, porque hoje todos os parceiros na nossa luta estão juntando as mãos. Conosco estão membros de dezenas de organizações pacifistas e apoiadores de diferentes partidos, desde o Meretz e o Hadash até partidários do Avodá, que vieram aqui para dizer:

Ehud Barak não nos representa.

Ehud Barak deve ir para casa.

Ehud Barak deve permitir que o Partido Trablhista retorne aos seus valores. Conosco estão apoiadores do Kadima, que votaram em Tzipi Livni porque ela se apresentou como alternativa ao bloco de direita chefiado por Netanyahu.

Os apoiadores de todas organizações e partidos estão juntando as mãos apesar das diferenças de opinião entre nós e apesar de graves disputas. Hoje todos nós partilhamos do chamamento a salvar Israel da sua atual liderança,

Estamos unidos neste chamado a agir imediatamente para estabelecer dois Estados vivendo lado-a-lado em paz, dois Estados cuja capital é Jerusalém. Estamos unidos pela necessidade de começar a conversar agora mesmo, não nas ‘conversações de proximidade’, não em negociações indiretas.. Conversas imediatas com Abu Mazen para implementar uma solução que seja aceitável tanto para nós como pela liderança palestina.

Estamos unidos para exigir que o governo de Israel declare agora mesmo sua disposição para fazer a paz com a Síria, e a se retirar das Colinas de Golan.

Instamos pelo retorno de Israel para a famílias das nações. Uma política de paz permitirá que judeus e árabes vivam com igual dignidade no Estado de Israel, Uma política de paz irá nos permitir ter relações com países árabes, a responder à Iniciativa Árabe de Paz, Irá permitir que renovemos relações amistosas com a Turquia e o povo turco, com a Europa e com os Estados Unidos sob a liderança do presidente Obama. E, acima de tudo, uma política de paz é de interesse nacional, verdadeiro e inequívoco, de Israel.

Israel precisa ser salvo da atual liderança.

Precisamos agira pela paz agora, antes que seja tarde demais.


traduzido por Moisés Storch para o PAZ AGORA|BR


Mais sobre a manifestação (inglês) clique AQUI ou http://peacenow.org.il/site/en/peace.asp?pi=585&docid=4684

Comentários estão fechados.