'Assad disse que pressionará o Hamas a reconhecer Israel'

Bildt: Assad está sendo sincero

Bildt: Assad sincero

O ministro do Exterior sueco, Carl Bildt disse hoje ao ex-ministro Yossi Beilin que o presidente sírio Bashar Assad reconhece Israel e está disposto a tentar influenciar o Hamas nesta direção  

Durante reunião em Estocolmo, Bildt citou Assad como dizendo que a Síria “reconhece oficialmente Israel, e este recohecimento é parte das negociações entre os dois países”.

Conforme o ministro sueco, o líder sírio disse que pretende convencer o Hamas a segui-lo.  Assad também teria dito que acredita que o fato de a liderança política do Hamas estar baseada em Damasco irá ajudar.

Assad reconhecerá Israel?

Assad reconhecerá Israel?

Segundo Bildt, Assad reiterou o seu desejo de retomar negociações de paz com Israel sob mediação turca. Bildt ainda reiterou a Beilin que Assad parece sincero em sua intenção de chegar a um acordo.

Os americanos renovaram recentemente seus esforços para incluir a Síria no processo de paz. Como parte desses esforços, o enviado dos E.U. para o Oriente Médio, George Mitchell visitou Damasco há poucas semanas.

Washington está interessado em afastar a Síria do Irã, por temerque Damasco possa ficar como parte do assim chamado “eixo do mal”, com efeitos negativos no Iraque quando os americanos de lá se retirarem.

[ publicado no Ynet e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.