'Combatamos o racismo – retornemos ao sionismo'


Manifestantes acusam governo de apagar a igualdade da Declaração da Indendência de Israel

Multidões se reuniram em Tel Aviv para protestar contra a ementa à Lei da Cidadania, com cartazes como ‘Lieberman, Lieberman, fascista e racista’, ‘Juntos iremos proteger a democracia’.

Vários participantes assinaram uma cópia da Declaração da Independência, enquanto se expunha uma outra versão, hipotética, “assinada” pelo governo, com todas as expressões de liberdade e igualdade removidas.

Milhares protestam contra a lei do Juramento de Lealdade

Milhares protestam contra a lei do Juramento de Lealdade

O protesto foi organizado pelos “movimentos juvenis azuis”:  Noar Oved, Hashomer Hatzair e Machanot HaOlim, cm a participação do PAZ AGORA e da ‘Esquerda Nacional’.

Discursaram o ministro de assuntos sociais Isaac Herzog (Avodá) e os deputados Nachman Shai (Kadima) e Nitzan Horowitz (Meretz).
 
No seu discurso, Herzog disse que “judaísmo e sionismo não são racistas, muito pelo contrário. .. esta mensagem virá daqui, de Jerusalém nossa capital sagrada…  precisamos voltar ao verdadeiro sionismo, o sionismo de Herzl; Devemos tomar de volta o nosso país”. 

O deputado Shai agradeceu a presença dos participantes e declarou que “esta lei não será aprovada se nós lutarmos juntos; venceremos a batalha contra ela”.

O deputado  Horowitz referindo-se ao Dia de Recordação de Yitzhak Rabin, disse :”Hoje ninguém fala o suficiente sobre o fato de que o homem que matou Rabin buscava matar a paz. Não se pode permitir que o assassino vença…Vá embora, governo nefasto; não deixe que essa gente que pede o juramento de lealdade os confunda. Eles não querem lealdade – querem inflamar o ódio”,  
 

Israel espera por outro Rabin

Israel espera por outro Rabin

Enquanto isto, no outro lado da praça, um pequeno grupo  portando cartazes com as palavras “esquerdistas traidores” e “Kahane tinha razão”, gritanto “Rabin arruinou o país”, tentava interromper a manifestação.

c

Comentários estão fechados.