Governo deu terras de Jerusalém Oriental a direitistas

A ILA – Administração de Terras de Israel está transferindo imóveis de setores árabes no bairro de Silwan e da Cidade Velha de Jerusalém para os grupos de direita Elad e Ateret Cohanim por preços baixos, e sem publicar licitações, como exige a lei.


Bairro de Silwan em Jerusalém Oriental

Bairro de Silwan em Jerusalém Oriental

Ao final de uma longa luta legal conduzida pelo ativista Dror Etkes (ex-diretor da Equipe de Monitoramento de Assentamentos do PAZ AGORA), a Corte decidiu que a ILA divulgaria apenas parte da informação, para impedir a identificação dos proprietários.

O Haaretz localizou três dos imóveis que a ILA reportou na instrução do processo.

O inquérito mostra que a relação da ILA não inclui dezenas de propriedades, talvez porque tenham sido transferidas para outras organizações relacionadas ou subsidiárias, algumas das quais registradas no exterior, e várias em paraísos fiscais.

O Haaretz teve acesso a transcrições de conversas entre David Beeri, o controverso líder da Elad, com o então ministro da segurança pública Avi Dichter durante visita a algumas das propriedades em 2008.

As transcrições ilustram que, mesmo se os atos fossem realizados dentro da lei, como as organizações continuam dizendo, o seu objetivo – aumentar a população judia em Jerusalém Oriental – poderia justificar meios não convencionais.

A Elad comentou que está comprando propriedades, mas tudo dentro da legalidade, transparente e honestamente. A ILA disse que repassou toda a informação requisitada. A Ateret Cohanim preferiu não comentar.

 

A história completa será publicada em inglês na edição impressa do Haaretz no domingo.

 

[ publicado no Haaretz e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.