Passeata de 20.000 em Tel Aviv apóia criação de Estado Palestino

Cerca de 20.000 pessoas foram às ruas neste sábado, 4 de junho de 2011, em apoio a um Estado Palestino baseado nas fronteiras de 1967. Entre os grupos participantes estavam o PAZ AGORA, membros dos partidos Meretz, Hadash, e Trabalhista e até representantes do Kadima.

Tel Aviv 02|04|11 - 20.000 jovens e veteranos por Estado Palestino

Tel Aviv 02|04|11 - 20.000 jovens e veteranos por Estado Palestino

Levavam cartazes e faixas com frases como “Sim à Paz” e “Judeus e Árabes Recusam-se a Ser Inimigos”. Posters gigantes com a imagem de Barack Obama diziam “Yes, We Ken” [‘Ken’ significa ‘Sim’ em hebraico].

A marcha foi convocada após a recente visita do primeiro-ministro aos EUA, quando foram expostas fortes divergências de opinião Netanyahu e presidente americano Barack Obama sobre a questão das fronteiras de um futuro Estado Palestino. A multidão se reuniu na praça Rabin e terminou com uma manifestação diante do Museu Tel Aviv.

Yenina Altman, 80, veio de Haifa para protestar: “É importante para mim expressar o desejo de ver os palestinos independentes”, disse ao Ynet. “Vim da Polônia depois que toda a minha família foi assassinada. Estive num gueto e num campo de concentração. Quero ver meu país mostrando tolerância e respeito pelos palestinos e dar-lhes o direito a um Estado independente, da maesma forma como nós desejamos o nosso”.

 2 Jerusaléns - 1 Paz

“2 Jerusaléns = 1 Paz” – “Judeus e Árabes Recusam Ser Inimigos”

Makhoul Rwada, de Kafr Yasif disse: “Esperemos que tais atos de protesto se fortaleçam e levem a uma mudança que terá um Estado Palestino independente ao longo das fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como capital”.

O deputado Daniel Ben Simon elogiu declarações de Meir Dagan, ex-chefe do Mossad, que acusou Netanyahu e  Ehud Barak de estarem pavimentando a estrada para outra guerra”.

 Meretz e PAZ AGORA na linha de frente

 Chaim Oron, presidente do Meretz:

“A paralisia total do processo de paz promovida por Bibi [Netanyahu] irá nos arruinar a todos”.

 Dov Henin, deputado pelo Hadash afirmou que “esta é a batalha mais fatal na História do campo da paz – não existe outra alternativa a uma guerra terrível. A paz de dois Estados e duas capitais em Jerusalém não é apenas vital. É também possível”.

O deputado Ahmad Tibi afirmou que “a mais longa ocupação da História moderna precisa acabar e quem recusar as fronteiras de 1967 terá que negociar as de 1948, e um Estado único em vez de dois Estados vizinhos”. Referindo-se aos blocos  de assentamentos, disse: “Os blocos e metástases são ambos tumores cancerosos que precisam ser removidos para que seja possível a paz e uma solução de dois Estados”. 

Estado Palestino baseado nas fronteiras de 67 é bom para Israel!
Estado Palestino baseado nas fronteiras de 67 é bom para Israel!

PAZ AGORA por Estado Palestino

 

 

[ fontes: Haaretz e Ynet – 06|04|2011  – editado  e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.