PAZ AGORA e a Reconciliação Hamas-Fatah

Posição do PAZ AGORA sobre a Reconciliação Hamas-Fatah

Foi alcançado um acordo entre Fatah e Hamas para criar um governo palestino de união, com mandato de um ano, até que sejam realizadas eleições.

Na verdade, um governo palestino que represente todos os palestinos – oferecendo coordenação de segurança e governança em ambas as regiões, Cisjordânia e Gaza – é vital para qualquer acordo de paz futuro.

Do que temos certeza:

  • Esforços para pressionar o Hamas através de boicotes e bloqueios fracassaram. Eles não afastaram o Hamas do poder e nem o forçaram a aceitas pressões internacionais. Ao contrário, estas políticas contribuíram para criar uma situação humanitária miserável que disseminou duras críticas a Israel pelo mundo todo.
  • O status quo atual (desde a Guerra de Gaza em 2008) é insustentável. A volta dos ataques de foguetes disparados em Gaza  ameaça escalar para um conflito mais amplo. Gilad Shalit continua prisioneiro. Apenas força bruta não resolve o problema de Gaza.

O que é preciso fazer:

  • A comunidade internacional deve exigir que o Hamas pare/impeça ataques com morteiros e foguetes contra Israel.
  • Israel deve acabar com o bloqueio a Gaza, mantendo medidas razoáveis para bloquear a importação de armas para a área.

Dois Estados para Dois Povos

Dois Estados para Dois Povos

Que se retome o processo de paz!

Caso não haja um esforço confiável para chegar a uma solução negociada para o conflito israelense-palestino – um esforço que leve em conta a situação em Gaza – os extremistas inevitavelmente ganharão mais apoio popular.

DOIS ESTADOS PARA DOIS POVOS 

 

PAZ AGORA

 apoio dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA

Comentários estão fechados.