A mensagem do extremismo judeu

Extremistas judeus incendiaram uma mesquita no domingo na Galileia, norte de Israel [ veja a reportagem abaixo ]. O crime é tanto mais bárbaro quando se recorda que a manutenção dos lugares sagrados de todas as religiões está prevista na própria declaração de independência de Israel.

Assim, todo o establishment político israelense condenou em termos duríssimos o ataque – o primeiro-ministro Binyamin Netanyahu o qualificou de “horrível”. Mas foi o presidente de Israel, Shimon Peres, quem usou as palavras mais pesadas: “É inconcebível que um judeu destrua algo que seja sagrado para outra religião. Esse ato é não-judeu, é ilegal, é imoral e nos causa enorme vergonha. Eu condeno com veemência esse ato horroroso, em qualquer língua. É um dia difícil para a sociedade israelense. Como presidente de Israel, neste momento de introspecção entre o Rosh Hashanah (ano novo) e o Yom Kippur (Dia do Perdão), eu denuncio esses atos terríveis. Esses atos destroem as relações entre nós e nossos vizinhos e entre as várias religiões em Israel”.

Ao dizer que condena o ataque “em qualquer língua”, Peres dá um recado sutil: ele espera que, quando houver violência de palestinos contra israelenses, que esta seja igualmente condenada pelas autoridades palestinas – o que quase nunca acontece. Para recordar, quando os árabes controlaram Jerusalém, entre 1948 e 1967, os judeus e os cristãos foram impedidos de freqüentar seus lugares sagrados na cidade. Dezenas de sinagogas foram destruídas, e outras foram transformadas em estábulos.

Mas o princípio da civilização, do qual Israel se orgulha, não prevê, seguramente, a vingança como modelo de justiça. Se os árabes erraram no passado e se eventualmente ainda erram, isso não justifica que judeus devam atuar como bestas. O fenômeno dos ataques, que os próprios terroristas judeus chamam de “etiqueta de preço” – embutindo aí a ideia de troco –, se explica primariamente como resposta desses extremistas à violência de palestinos e também à destruição, pelo Exército israelense, de casas de colonos erguidas sem a permissão do governo.

Só essa explicação, contudo, não basta. A ainda incipiente onda de violência de extremistas judeus deriva de uma visão de mundo dentro do movimento sionista religioso, centrada numa ideia equivocada do que vem a ser o “povo eleito” – rótulo que lhes serve como autenticação de sua suposta superioridade. E, se há alguém superior, existe, em contrapartida, alguém inferior – isto é, os não-judeus, particularmente os árabes. A colonização da Cisjordânia é parte intrínseca dessa concepção – e nenhum governo israelense pode senão trabalhar para concretizá-la.

Essa visão ainda é bastante minoritária, mas, por ser parte da doutrina ensinada em algumas escolas religiosas judaicas em Israel, tem potencial de durabilidade e eventual expansão. Ademais, ela também está presente no discurso de uma parte do atual governo de Israel, que enxerga os palestinos como seres descartáveis. É contra essa situação que as vozes moderadas de Israel devem imediatamente se levantar – menos por causa de sua dimensão, que é pequena, e mais pela inaceitável mensagem de ódio que ela representa e que nada tem a ver com a democracia que os israelenses tanto dizem prezar.

[ publicado no blog de Marcos Guterman em 03/10/2011 ]

 

Incêndio em mesquita de Israel é atribuído a judeus radicais

Ministro da Segurança afirma que autoridades já estão investigando ataque

TUBA-ZANGARIYA – Uma mesquita em um vilarejo de beduínos em Israel foi incendiada e teve suas paredes grafitadas durante a noite de domingo para segunda-feira, em um ataque que as autoridades atribuem a colonizadores judeus ultraconservadores.
 
Israelense trabalha para restaurar paredes danificadas da mesquita incendiada - Ancho Gosh/Reuters
O fogo consumiu livros sagrados e um carpete na mesquita no vilarejo de Tuba-Zangariya, no norte do país, com as palavras em hebraico na entrada do prédio. Os termos pixados eram termos usados por judeus conservadores para descrever as represálias contra os palestinos e suas propriedades. Asher Palmer, colonizador da Cisjordânia, e seu filho foram mortos em um acidente de carro no dia 23 de setembro que, segundo a polícia, foi causado por palestinos que jogavam pedras.

“Isto é terror… Não podemos consentir com essa prática”, disse o ministro da Segurança Interna israelense, Yitzhak Aharonovitch, sobre o ataque à mesquita, dizendo à Rádio Israel que a polícia da Cisjordânia e a agência de inteligência doméstica Shin Bet estão ajudando a investigar o incidente. “Nós pegaremos os perpetradores, tanto na Judéia e Samaria (Cisjordânia) e aqui em Tuba”, disse ele.

O morador de Tuba Jamal Zangariya culpou os rabinos da cidade judaica de Safed, nas proximidades, pelo que descreveu como incitação contra os árabes. O ataque à mesquita levou muitos moradores a participarem de um protesto em um entroncamento próximo, onde foram dispersados pela polícia.

Os árabes, em sua grande maioria muçulmanos, formam cerca de 20% da população do país judaico. Muitos reclamam de discriminação e as relações sectárias ficaram mais estremecidas por causa das repressões de Israel contra palestinos. “É injusto que um judeu danifique algo que é sagrado a outra religião. Esse ato é não-judaico, ilegal, imoral e nos traz uma grande vergonha”, disse o presidente israelense, Shimon Peres, que visitou a mesquita com dois rabinos chefes de Israel.

Para alguns colonos, o slogan “etiqueta de preço”, um dos pixados na mesquita, significa represália por qualquer recuo israelense de assentamentos da Cisjordânia, tomada por Israel na Guerra dos Seis Dias, em 1967 e onde os palestinos esperam criar um Estado independente.

Duas mesquitas sofreram vandalismo no território no mês passado seguindo-se a demolições parciais pelo Exército israelense em um assentamento judaico não-autorizado.

[ Reuters | 03 de outubro de 2011 ]

 

Comentários estão fechados.