Pelo reconhecimento do Estado da Palestina

 Manifesto conjunto – 07|10|2011

Um passo importante para a paz

Estamos convencidos de que o reconhecimento do Estado da Palestina é um passo muito importante para a paz no Oriente Médio e para o resto do mundo. Por isso, saudamos a futura criação de um Estado palestino com todos os requisitos de soberania plena, nos marcos da fórmula Dois Estados para Dois Povos, como solução para o conflito israelense-palestino.

Dois Estados para Dois Povos

Dois Estados para Dois Povos

É necessário que os países árabes e muçulmanos reconheçam o direito à existência do Estado de Israel e que o Estado da Palestina nasça nos limites estabelecidos pela chamada Linha Verde (fronteiras anteriores a junho de 1967). Jerusalém deve ter uma administração compartilhada por israelenses e palestinos e a questão dos refugiados clama por um debate sério e profundo.

O pedido da Autoridade Nacional Palestina encaminhado à ONU, reivindicando que o Estado da Palestina seja imediatamente aceito como membro pleno, é um passo lógico no caminho da verdadeira independência. Neste momento histórico, o reconhecimento explícito do Estado palestino – de resto aceito por amplos setores da sociedade israelense, sejam judeus ou árabes – é quase uma formalidade. De qualquer forma, torna-se imprescindível para dar-lhe um carimbo de legitimidade internacional.

Representados por um aparelho estatal, os palestinos poderão negociar com os israelenses em condições de mais equilíbrio. Renunciando a posições intransigentes, ambos se credenciarão a comandar um processo que, no final, poderá trazer maior bem-estar e desenvolvimento para os povos da região.

Uma paz estável, democrática, justa, digna e duradoura no Oriente Médio ajudará ambos os Estados a encontrarem formas civilizadas de convivência. Só assim terão condições de manter em funcionamento sociedades modernas, em que todos tenham direitos iguais, sem privilégios étnicos ou de outra natureza, e haja total separação entre religião e sociedade civil.

  • Pela paz no Oriente Médio.
  • Pela implementação da fórmula ‘Dois Estados para Dois Povos’.
  • Pelo reconhecimento imediato do Estado da Palestina pela ONU, com plenos direitos de Estado membro.

 

Amigos Brasileiros do PAZ AGORA (Brasil)

ASA – Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação (Rio de Janeiro – Brasil)

Centro Cultural Mordechai Anilevitch (Rio de Janeiro – Brasil)

ICUF – Ídisher Cultur Farband (Argentina)

Instituto Casa Grande (Rio de Janeiro – Brasil)

Jornal Algo a Dizer (Rio de Janeiro – Brasil)

Meretz – Brasil

Comentários estão fechados.