Patriotismo vs Extremismo

Se a série de projetos de lei, que têm por objetivo impor restrições a organizações de esquerda em Israel, for aprovada pelo Knesset no futuro próximo, uma das organizações que serão mais afetadas é o PAZ AGORA.

Além das preocupações de que suas fontes de recursos sejam fechadas, membros do movimento têm sido também alvos de atentados por colonos extremistas (“Price Tag”) aos seus escritórios e também vêm recebendo regularmente ameaças de morte por telefone e por e-mail.

Por outro lado, os defensores daqueles projetos de lei alegam que as organizações de esquerda difamam Israel no exterior, custeados por governos estrangeiros.

ISRAEL QUER PAZ

 

Yariv Oppenheimer, secretário-geral do PAZ AGORA, como você explica o timing dessas legislações?

Acho que nos tornamos o bode expiatório de deputados do Knesset que não realizaram nada. Membros da bancada do Likud – o deputado Akunis e outros – estão tentando garantir-se nas primárias do partido e receber manchetes e apoio de membros do comitê central do Likud, através de tentativas bolcheviques de silenciar organizações de esquerda e extra-parlamentares.

As novas leis tratam de ajuda de governos estrangeiros a organizações que têm influência em Israel. Não é legítimo impedir a interferência de governos externos no país?

Em Israel, a organização que recebe a maior ajuda de governos estrangeiros, tanto dos Estados Unidos quanto da Europa é o Exército de Defesa de Israel. Por acaso alguém argumentaria que o EDI é um exército de agentes ou de países estrangeiros? Claro que não!

Países amigos contribuem também com muitos projetos da sociedade civil israelense – incluindo pesquisas científicas e acadêmicas, projetos médicos e culturais – pelo desejo de promover valores compartilhados entre Israel e países ocidentais.

O governo está querendo dizer aos outros países: ‘é permitido doar a um projeto mas não a outro cuja organização se opõe a políticas do atual governo’.

Pela Liberdade de Expressão
Pela Liberdade de Expressão

Além disto, por que Netanyahu fala de intervenção estrangeira? Ele goza de um jornal diário que serve aos seus interesses e é distribuído gratuitamente, custeado por contribuições vindas dos Estados Unidos. Como comparação, o que recebemos em um ano de países europeus é igual ao custo da distribuição desse jornal em um único dia.

É ultrajante que Netanyahu e seus assessores apresentem as organizações extra-parlamentares como hostis aos soldados do EDI e como colaboradores da deslegitimação de Israel. A verdade é que o PAZ AGORA é uma organização sionista patriota, fundada por oficiais do exército e cuja própria existência é um símbolo de honra para a sociedade israelense.

Quem está desgraçando e deslegitimizando Israel são Netanyahu, seu Ministro do Exterior e deputados do Likud, que ainda nesta semana conseguiram apresentar ao mundo um Israel que persegue opositores políticos e limita a liberdade de expressão.

Mas a lei não limita também doações para organizações de direita?

Na verdade, ao mesmo tempo que organizações de direita recebem milhões de evengélicos americanos e milionários dúbios – tudo por baixo da mesa e sem transparência – o governo está tentando impedir completamente doações legítimas, transparentes e dirigidas a projetos específicos.

Tudo isto para silenciar e neutralizar qualquer um que pense de forma diferente. Nas últimas semanas, temos lutado contra politicos de direita e colonos extremistas pelo nosso próprio direito de existir.

Como é esta luta?

Ameaças de morte a ativistas
Ameaças de morte a ativistas

Os atentados de colonos extremistas (Price Tag), que sofremos nas últimas semanas, as ameaças e os e-mails que recebemos, provam que existe um público direitista – de cérebro lavado e cheio de ódio – que recebe as mensagens políticas vindas do governo, as radicaliza e as traduz em violência.

Você vê um aumento no número de ameaças?

Certamente sim, mas também um aumento no apoio e na energia dos nossos apoiadores. Cada ação de Price Tag é seguida por centenas de expressões de estímulo e apoio a nós. As notícias das tentativas de limitar nossos recursos levaram a um significativo aumento de pessoas que nos efetuaram doações nas últimas semanas.

Houve uma emocionante oferta de um indivíduo para pagar pela pintura de muros que foram pixados durante ações de Price Tag. É preciso entender que somos nós os verdadeiros patriotas, não Lieberman nem Netanyahu.

Os responsáveis pela deslegitimação e pelas manchetes negativas sobre Israel são os tomadores de decisão do governo e os colonos extremistas. E não a esquerda que se opõe a eles e representa o que Israel tem de bonito.

Falando de Israel bonito, foi relatado que os colonos estão liderando por boa margem as taxas de recrutamento para unidades de combate do EDI…

A taxa de recrutamento entre colonos é realmente impressionante, mas a grande questão é se a maioria desses soldados concordaria em obedecer a qualquer ordem ou se sua lealdade às decisões do governo é condicional.

Quando vou, todo ano, cumprir o meu serviço militar como reservista nos assentamentos, em contradição completa com a minha posição política, gostaria de acreditar que meus colegas colonos ficarão ao meu lado quando recebermos ordens de evacuar assentamentos e outposts.

Lamentavelmente, mesmo no serviço de reserva, tenho encontrado soldados que me disseram que recusariam ordens que não fossem condizentes com suas idéias políticas.

Não é claro se, para os recrutas dos assentamentos, o comando geral está baseado na Kiriá [QG do EDI] em Tel Aviv ou em Kiryat Arba (assentamento conhecido por seus rabinos fanáticos). Vê-se, repetidamente, que a evacuação de cada casa ilegal é palco de recusa de ordens e manifestações dentro do EDI. Soldados em serviço vazaram informações a amigos nos assentamentos para sabotar atividades do exército.  

A população secular ainda é a maioria no EDI e deve lutar para que o exército se mantenha como um exército do povo e não como um corpo religioso extremista onde até se proíbe soldadas de cantar. Se o EDI continuar a se radicalizar, a motivação dos recrutas seculares continuará caindo.

Você acredita que isto afeta a motivação para servir no exército?

Sei que há um sentimento, entre a maioria secular, de que o exército está mudando. Portanto a sensação de pertencimento da população está declinando. Isto é algo que deveria preocupar a todos nós.

[ Entrevista de Yariv Oppenheimer – secretário-geral do Movimento PAZ AGORA – por Amichai Atali | publicada no Maariv em 20/11/2011 | traduzida pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.