Milhares marcham com o PAZ AGORA pela democracia

Protesto em Israel contra leis ‘antidemocráticas’ do governo

 

Nesta noite, mais de 2.000 pessoas participaram, no centro de Tel Aviv, de um protesto organizado pelo PAZ AGORA contra uma nova onda de leis antidemocráticas e o cerceamento pelo governo da liberdade de expressão.

A coalizão no poder em Israel, formada por partidos de direita e de extrema direita, lançou uma ofensiva legislativa contra veículos da imprensa considerados muito críticos às autoridades, contra a Suprema Corte, acusada de ser um reduto da oposição, e contra as ONGs de orientação esquerdista.

Ontem, o Knesset (parlamento) aprovou em primeira leitura um projeto de lei que agrava de forma draconiana as sanções contra os autores de textos considerados “difamatórios” e empresas de mídia, sem necessidade de se provar eventuais danos.

22/11/1011 - Pela Democracia

22/11/1011 - Pela Democracia

Os manifestantes cantavam slogans como “Bibi, vá para casa”, “Bibi você já foi longe demais – Israel não é Irã” e alguns usavam mordaças.

Os oradores, incluindo parlamentares e membros do poder judiciário, denunciaram a “onda de macarthismo” e os “ataques contra as bases da democracia israelense”. O deputado Nitzan Horowitz, em seu discurso à multidão, citou o livro “1984” de George Orwell. “Estamos frente a um governo que não consegue tolerar uma voz diferente. Não por ser perigosa, mas por ser diferente. Por que eles precisam nos amordaçar? Por que precisam intimidar a mídia”?

Yariv Oppenheimer, secretário-geral do PAZ AGORA disse que “apenas nós podemos deter este tipo de legislação… Não foi apenas o protesto social que começou no Boulevard Rothschild. Aqui também começará a revolução democrática”.

A Promotora Talia Sasson, que redigiu um relatório oficial do governo sobre os postos avançados ilegais na Cisjordânia, reforçou: “Forças escuras se levantaram contra Israel. Eles não qurem que falemos contra os assentamentos na Cisjordânia. Eles querem evitar que cidadãos israelenses relembrem sua Nakba… e o que estão fazendo agora? Estão mudando o regime… Não podemos ficar parados, precisamos lutar pela democracia israelense”.

Pela Liberdade de Expressão!

Pela Liberdade de Expressão!

 

[ fontes: PAZ AGORA e AFP em 22/11/2011 | traduzido  pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.