Marcha pelos Direitos Humanos em Israel

Tel Aviv, 09/12/2011 PAZ AGORA e milhares de árabes e judeus marcham por Direitos Humanos

Tel Aviv, 09/12/2011 - PAZ AGORA e milhares de árabes e judeus marcham por Direitos Humanos

Milhares de israelenses marcharam nesta sexta feira (9), no centro de Tel Aviv,   para protestar contra as violações de direitos humanos, praticadas  pelo  governo de Israel, e contra uma série de leis anti-democráticas  promovida por partidos governistas. Entre os participantes estavam  cidadãos judeus e árabes, protestando lado a lado contra a   crescente violação dos direitos humanos dos palestinos, dos cidadãos árabes-israelenses, das mulheres e dos trabalhadores estrangeiros que  vivem em Israel.

Direitos Iguais para Todos!

Direitos Iguais para Todos!

Um grupo de refugiados do Sudão e da Eritrea também participou, manifestando-se contra os planos do governo  de  mantê-los em um campo de detenção no sul do país. Na multidão via-se  jovens e idosos,  inclusive pessoas em cadeiras de rodas e  diversos pais jovens com seus  filhos. Dezenas de ONGs de direitos  humanos que atuam em Israel  participaram da organização da  manifestação, lutando contra novos  projetos de lei que visam restringir  o financiamento dos grupos por  governos estrangeiros.

Vários jornalistas também marcaram  presença, protestando contra novas leis que visam limitar a liberdade de  imprensa. O jornalista Gideon Spiro, de 76 anos, disse à RedeTV! que foi  à manifestação para “defender o que ainda restou da democracia   israelense”. Spiro afirmou que “é importante protestar contra as novas leis anti-democráticas que a direita está promovendo”. “Espero que os ecos de nossa manifestação cheguem ao exterior, para que se crie um   opinião pública mundial contra a política do atual governo de Israel”,   disse. E acrescentou: “E não deixe de escrever que sou a favor do direito humano dos palestinos de se libertarem da ocupação israelense!”.

Nitzan   Horowitz, deputado do partido social-democrata Meretz, revelou à RedeTV!:  “Existe uma ameaça real à democracia israelense e queremos  garantir que  haja uma sociedade livre neste país”. A artista gráfica  Ruth Erez  afirmou que no passado não tinha o costume de participar de  manifestações, porém ficou chocada com a onda de leis anti-democráticas e o susto a levou a sair às ruas.

 

Contra a violação dos Direitos Humanos

 

Nos últimos meses, partidos de  direita e de extrema-direita, membros da coalizão do governo do  primeiro  ministro Binyamin Netanyahu, vêm promovendo dezenas de leis  que visam corroer a liberdade de imprensa, a independência da  Suprema Corte de  Justiça, o trabalho das ONGs de direitos humanos e os  direitos dos  cidadãos árabes de Israel. O escritor Sami Michael,  presidente de  Associação de Direitos Civis em Israel – uma das maiores  ONGs de  direitos humanos do país –, foi um dos oradores no comício na  Praça  Itzhak Rabin, para onde marcharam os manifestantes. Ali, Michael  deu um recado aos opositores:”Essas forças  obscuras querem enfraquecer  as ONGs e a Suprema Corte e terminar com a  liberdade de expressão. Mas  nós estaremos aqui para impedi-los”.

 

[ Texto e fotos de Gila Flint publicados pela RedeTV! – Vídeo de Israel Puterman ]

Comentários estão fechados.