ONU quer fim das demolições na Cisjordânia

 

A ONU instou hoje Israel a cessar imediatamente a destruição de casas palestinas na Cisjordânia, após reportar um aumento dramático das demolições no ano passado.

Forças israelenses destruíram 622 casas palestinas no território em 2011, “removendo a força” quase 1.100 pessoas, a maior parte delas crianças, conforme relatório do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários.

Demolição de casas palestinas
Demolição de casas palestinas

“A atual política e a prática de demolições causam intenso sofrimento humano e devem terminar”, disse o coordenador de assuntos humanitários da ONU para os territórios ocupados palestinos, Maxwell Gaylard.

Gaylard disse que as estatísticas de demolição representam um aumento “dramático” sobre anos anteriores e que dezenas de milhares de pessoas estão sob ameaça de despossessão, demolição e remoção.

Israel diz que apenas demole estruturas construídas sem as devidas permissões. Palestinos dizem que raramente recebem permissões.

Gaylard disse ter ido ontem à aldeia de Anata, próxima a Jerusalém, onde sete casas palestinas foram demolidas nesta semana.

“Ele foi informado de que bulldozers e soldados haviam chegado no meio da noite de 23 de janeiro e que 52 pessoas, incluindo 29 crianças foram retirados a força de suas casas, que foram então completamente destruídas”, disse uma declaração da ONU.

O ICAHD – Comitê Israelense Contra Demolições de Casas – disse que forças israelenses demoliram o Beit Arabiya, lar de uma família e “centro de paz” em Anata, que já havia sido destruída quatro vezes desde 1994. A administração israelense da Cisjordânia disse que as casas não tinham permissão.

 

[ Publicado pela YNet em 27/01/2012 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.