A morte não vencerá !

y415

Como nos legou o saudoso Itzhak Rabin z’L :

” NÃO SEREMOS REFÉNS DOS TERRORISTAS ! “

Amigos Brasileiros do PAZ AGORA 


Kfar Saba, 24|04|2003

Agora são 8:30 da manhã e já se passou quase uma hora desde a explosão que me abalou quando estava em casa. Achei, com razão, que se tratava de um atentado terrorista.

Nestes casos, e este não foi exceção, é esperado que as pessoas se comuniquem por telefone com os que vivem próximo dos lugares dos eventos. Hoje eu sou uma delas.

Minha família e amigos próximos me perguntam: O que aconteceu? E eu lhes respondo que ainda sem poder me libertar do “BUUUM” que ainda sinto dentro de mim, estou bem, por sorte.

Ernesto Kahan, mais que um Nobel

Ernesto Kahan, Amigo do PAZ AGORA

Sabia que Miri, minha companheira,  não podia estar no lugar do atentado porque entra em seu trabalho às 6 horas. Não obstante, como todos os dias ela vai trabalhar de ônibus, comecei a caminhar rumo ao ponto, a cem metros da minha casa.

Simultaneamente, enquanto caminhava, comuniquei-me com ela pelo celular. Isso me tranquilizou e, como na zona da estação central vi que todas as ambulâncias iam na direção contrária, dei meia-volta e me pus a andar a passo ligeiro para a casa da minha mãe, que também mora a cem metros de casa, mas no sentido oposto e próximo da nova estação de trem. Significa que, da estação central eu estava a uns 200 metros de lá.

Após percorrer 150 metros, fui parado por um agente de policia, que me impediu de continuar. Telefonei para a minha mãe e entendi que continuava na cama e que, afora estar muito ansiosa não tinha problemas. O atentado fora na estação de trem.

Quando o responsável pela segurança que se encontrava na entrada da estação exigiu do terrorista a apresentação de seus documentos de identidade, este se explodiu ali mesmo, sem conseguir penetrar no recinto onde estavam todos viajantes. Dessa maneira se evitaram muitas vítimas.

A rádio informou que os 14 feridos, muitos deles trabalhadores que se dirigiam ao trabalho foram enviados aos hospitais Meir de Kfar Saba e Belinson de Petach Tikva.

Agora entendo melhor o que sentem muitas pessoas em circunstâncias parecidas: uma tensão nervosa, especialmente nos braços e no colo e um aturdimento nos ouvidos. É uma mistura de tremor com sensação de ter levantado algo muito pesado. Também sei que se afetou minha qualidade de expressar e a linguagem. Peço perdão por isso.

Dentro de uma semana, no primeiro de maio, se comemora o dia universal dos trabalhadores.

Os de Kfar Saba poderão este ano adicionar um novo sofrimento ao histórico, desta vez produzido por um fanático terrorista palestino, filho de uma ideologia de ódio equivocada.  Os que mandaram este idiota ao suicídio terrorista são os criminosos. O idiota é mais uma de suas vítimas.

Eu sei que os intelectuais devem calar quando estão sob a influência da ira, portanto vou fazer o que a minha filha Denise me recomendou. Tomar um banho quente.

Ernesto

[ traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]


Palestra de ERNESTO KAHAN no senado argentino

Buenos Aires – 30|06|2014 


Ernesto Kahan, amigo do PAZ AGPRA, Prêmio Nobel da PAZ, como vicepresidente da ONG "MédicosContra a Guerra Nuclear
Ernesto Kahan, amigo do PAZ AGORA, recebe o Prêmio Nobel da PAZ 1985, como vice-presidente da ONG “Médicos Contra a Guerra Nuclear

 

Dr. Ernesto Kahan em painel do Encontro Mundial da REDEPAZ em Nazaré
REDEPAZ – Construindo uma Cultura de Paz
Ernesto Kahan é vice-presidente da Academia Mundial de Arte e Cultura – Congresso Mundial de Poetas (UNESCO); Presidente dos Médicos pela Paz e Proteção do Ambiente (filiada à IPPNW). Nascido na Argentina, emigrou para Israel durante os anos de chumbo da ditadura militar.
Participou em maio de 2013 do Encontro Mundial da REDEPAZ (Rede Global de Educação para Paz) em Nazaré, Israel, a convite Amigos Brasileiros do PAZ AGORA.

Comentários estão fechados.