Charlie Hebdo: F****-se os terroristas

 

Hebdo: Temos a Champagne

A revista francesa satírica e irreverente Charlie Hebdo, cujos escritórios foram alvo em janeiro de um atentado terrorista mortal, deve publicar na capa da sua próxima edição um cartoon referenciado aos ataques coordenados a Paris que mataram pelo menos 129 pessoas nesta sexta-feira.

O cartoon mostra um homem celebrando alegremente com champagne, que vaza pelos buracos de balas no seu corpo. “Eles tem as armas”, diz a figura. “F****-se. Nós temos a champagne! “

A mensagem parece imitar uma frase frequentemente atribuída ao Taliban: “Vocês tem os relógios, nós temos o tempo”.

Se a capa é dirigida a criticar a reação da França ao terrorismo ou é uma declaração desafiadora de vitória do espírito francês, a interpretação cabe ao leitor

Enquanto isto, os professores na França estão usando ilustrações para explicar as mortes de crianças pequenas.

Astrapi - Cultura de Paz

Uma imagem da Torre Eiffel segurando as mãos de crianças e olhando para uma poça de sangue apareceu  numa publicação online especial do jornal Astrapi, que explica como “pessoas cheias de ódio” cometeram os ataques terroristas.

“O que sabemos é que eles eram terroristas, gente que usa violência e terror para forçar suas idéias” – diz a publicação infantil. “A primeira coisa que sentimos é medo. Para ter certeza de que não vai ficar lá dentro, precisamos falar sobre isso”.

O jornal digital inclui perguntas de crianças, como  “Os terroristas podem vir às nossas casas?” , “É verdade que a França está em guerra?”

O Ministério de Educação da França postou esta imagem no Twitter e incluiu material do jornal num briefing distribuído a professores.
O Mon Quotidien, publicação dirigida a crianças mais velhas, publicou um mapa do Oriente Médio destacando áreas da Síria e do Iraque que haviam sido conquistadas pelo ISIS.

 

[ publicado no Ynet em 17|11|2015 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.