Israel Investe Milhões para Consolidar Ocupação da Cisjordânia

 

 

GOVERNO DE EXTREMA-DIREITA INVESTIRÁ MILHÕES PARA CONSOLIDAR A OCUPAÇÃO DA CISJORDÂNIA.

PAZ AGORA

PAZ AGORA

O governo de Israel acaba de aprovar uma dotação especial da 72 milhões de shekels para investimentos na Cisjordânia.

Este valor se soma a 350 milhões doados aos colonos no acordo de coalizão entre o Likud e o partido de extrema-direita Lar Judeu.

Sob a “justificativa” de segurança (que falta em muitos outros lugares dentro de Israel), os fundos irão para turismo, empoderamento de jovens e mulheres e para a promoção de ciência na comunidade.

Enquanto isto, prefeitos de cidades na periferia, incluindo das cidades próximas à fronteira de Gaza terão que continuar lutando por verbas razoáveis.

Quando a extrema direita escolhe ampliar o empreendimento de assentamentos às custas do contribuinte israelense, fica claro que não tem uma visão social ou política de Israel.

PAZ AGORA, 19|06|2016



> leia abaixo matéria do Ynet

RODOVIA NA CISJORDÂNIA - EXCLUSIVA PARA COLONOS

Rodovia na CISJORDÂNIA – EXCLUSIVA PARA COLONOS

 

Governo israelense aprova 72 milhões de shekels para a Cisjordânia Ocupada

 Citando segurança como justificativa, o governo bombeará recursos para empreendimentos na Cisjordânia, incluindo a criação de hotéis. A comunidade ultraortodoxa deve receber milhões, conforme acordo de coalizão.

Embora o orçamento como um todo tenha sido justificado por motivos de segurança, um exame do direcionamento do dinheiro mostra que, em grande proporção, destina-se a objetivos que nada tem com o assunto.

O programa aloca ao Ministério do Interior uma dotação de 15 milhões de shekels para autoridades locais de assentamentos face a despesas que surgem da situação de segurança da região.

O Ministério da Agricultura realizará esforços para converter edificações temporárias em permanentes e reformar edifícios para reforçar a segurança dos colonos, a um custo de 10 milhões de shekels.

Além disto, fundos serão alocados para criar centros de resiliência de forma a fortalecer a prontidão das comunidades da Cisjordânia para emergências e apoiar programas psicológicos e sociais, com fundos de 12 milhões de shekels no curso de 3 anos. Adicionalmente, o Ministério de Assuntos Sociais aumentará suas atividades da Cisjordânia com 6 milhões de shekels.

O Ministério de Igualdade Social será fortalecido com maior apoio para anciãos, promoção de engajamento social de jovens nas comunidades, a promoção de trabalho voluntário, empoderamento feminino, tudo ao custo de 2 milhões de shekels.

Similarmente, o Ministério da Educação permitirá às autoridades locais fornecer cuidados sociais para jovens, com dotação de 6 milhões de shekels. O governo também instruirá o Ministério de Segurança Interna a implementar programas especiais planejados para evitar violência entre jovens, ao custo de 1,5 milhão de shekels.

Salve a Democracia - Lute contra a Ocupação

Salve a Democracia – Lute contra a Ocupação

Parte do orçamento referente ao Ministério da Ciência será encaminhado aos assentamentos num esforço para promoção científica através de cursos, acampamentos e tornando a ciência mais acessível ao público geral – ao custo de 1 milhão de shekels.

A agência para empresas pequenas e medias, do Ministério da Economia, auxiliará empresários da região aumentando as garantias do Estado para empréstimo para 85%, ao custo de 2 milhões de shekels para o fundo estatal de garantia.

Mais estranhamente, o Ministério de Turismo alocará 5,5 milhões de shekels no desenvolvimento de infraestrutura turística na região.

Mais ainda, pela primeira vez, foi anunciada a dotação para construção de hotéis e motéis nos maiores centros de turismo da Cisjordânia. Após muitos anos nos quais o governo não teve sucesso em tentativas para criar um orçamento para construção de hotéis na região, o governo aprovou uma proposta do Ministro do Turismo Yariv Levin para subsidiar 20% dos custos de construção de hotéis na região.

O programa de assistência se somará a outros programas similares que o governo aprovou durante o ano passado.

O deputado Itzik Shmuli (União Sionista) disse no sábado: ”Esta é uma decisão simplesmente ultrajante. Num momento em que a população está se manifestando em Jerusalém contra as más práticas do governo, ele decide despejar dez milhões de shekels nos assentamentos. Quando irá este governo começar a tratar da periferia, que está sendo deixada para trás? ”

Finalmente, o dinheiro não irá apenas para assentamentos. O governo aprovará a transferência de 155 milhões de shekels, como parte dos acordos dos ultra-ortodoxos para composição da coalizão de governo – para investimento em yeshivot (Escolas Rabínicas).

[artigo de Itamar Eichner publicado no Ynet em 20|06|16 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR]

Comentários estão fechados.