A decisão de Bennett de sacar Netanyahu é o primeiro passo para a sanidade de Israel

POSIÇÃO DO PAZ AGORA|BR: A “Coalizão da Mudança” deverá se consolidar nas próximas horas ou dias, para finalmente tirar Netanyahu do poder em Israel.

Só este fato significaria o prenúncio significativo do avanço da democracia israelense.

Mas ainda não se avista um céu de brigadeiro à frente. A coligação reuniria partidos da esquerda à direita, muitas vezes antagônicos, o que tornaria impraticável a tomada de decisões fundamentais para o país, particularmente no tocante à Ocupação e o Processo de Paz com os palestinos.

A chefia do governo seria feita de forma rotativa, sendo que no 1º período caberia a Naftali Bennett e o 2º a Yair Lapid.

Note-se que Bennett é lider do partido Yamina [literalmente, ‘à direita’] e sempre defendeu a expansão ilegal da Ocupação, enquanto Lapid defende uma Paz com os palestinos que mantenha Jerusalém unificada como parte de Israel.
Uma efetiva mudança dependerá de uma permanente negociação dos termo da coalizão.

Leia mais

29|11|1947-29|11|2020 | Dia da Partilha da Palestina

HOJE, quando o mundo marca o aniversário da adoção pela Assembléia Geral da ONU da Resolução 181, que determina o estabelecimento de Dois Estados – um judeu e outro árabe – sobre o território que constituiu o Mandato da Palestina, o PAZ AGORA|BR está chamando pelo reconhecimento global do Estado da Palestina.

Leia mais

Trump & Bibi e o Desmonte do Processo de Paz

Planos de Ocupação no Período Trump

Trump cedeu o poder dos Estados Unidos para beneficiar os estreitos interesses de um pequeno grupo radical de colonos, causando enorme prejuízo a Israel.

Esperamos que o governo do presidente eleito Biden esteja atento à maioria de Israel que quer a paz e devolva aos Estados Unidos o papel de intermediário construtivo para uma Solução de PAZ entre DOIS ESTADOS – Israel e Palestina.

Leia mais

ASSISTA AQUI: Vozes de Protesto nas Ruas de Israel | Solidariedade ao Líbano

ASSISTA AQUI: Vozes de Protesto nas Ruas de Israel | Depoimentos de jovens que estão participando em Israel das manifestações diárias pela Democracia.

Nossa Solidariedade ao Líbano e aos amigos da Comunidade Libanesa no Brasil

Leia mais

Zeev Sternhell z’L, historiador israelense morre aos 85 anos

Zeev Sternhell foi um historiador, cientista político, comentarista e escritor israelense. Nascido na Polônia, sobreviveu órfão ao Holocausto. É reconhecido mundialmente como um dos mais importantes especialistas em fascismo. Identicava-se como “super-sionista”.

Por décadas advertiu que a democracia israelense estava erodindo. Chamava os assentamentos de ‘câncer’ e foi vítima de um atentado a bomba por um terrorista judeu.

Leia mais