Guerra civil na Líbia?

Bengazi, Líbia 21|02|2011

O mundo árabe procura uma nova organização social e política que garanta a seus cidadãos direitos humanos, liberdade e democracia. Mas é impossível ignorar que, após décadas de governos autocráticos, a maioria das populações dessa imensa região do globo encontra-se pauperizada, doente, desempregada, analfabeta e culturalmente atrasada – todos os fatores adversos a uma reconstrução rápida que seja capaz de assegurar o bem estar e a paz para todos.

Leia mais

Fogo e tempestade no mundo árabe

Observadores e analistas políticos discutem sobre o provável papel da Irmandade Muçulmana, maior grupo oposicionista que, apesar de proibido e perseguido pelo regime, ganhou 80 assentos no parlamento nas últimas eleições. A percepção e a consciência de que regimes não democráticos constituem uma anomalia no mundo moderno são muito agudas entre os jovens manifestantes, avessos a um regime militar e ditatorial.

Leia mais

O conflito entre israelenses e palestinos – um pesadelo sem fim?

y542 A interminável seqüência de ataques suicidas palestinos, seguidos de retaliações pesadas das forças armadas israelenses confere ao conflito dimensões que ultrapassam a disputa pelo território da antiga “terra prometida”. O número de vítimas inocentes e as perdas causadas pela ocupação recorrente das cidades palestinas acirram ainda mais os ânimos …

Leia mais

Contra a barbárie

Perda

O princípio básico da santidade da vida humana e a rejeição intransigente de todas as formas de racismo, xenofobia, preconceito e intolerância constituirão condições sine qua non de uma ordem social ciosa dos direitos de todos seus membros à dignidade e respeito,

Leia mais