Davy Bogomoletz, pensador judeu e winnicottiano – e Amigo do PAZ AGORA

Davy Bogomoletz viu a possibilidade humanista de relação que também inspirou Martin Buber e sua filosofia dialógica do “Eu e Tu”. Através do humanismo judaico de raiz, Davy construiu uma ótica e uma ética. Davy era um winnicottiano militante.

O envolvimento com a dor do outro e a tomada de um partido tem sido uma questão de fundo na psicanálise e fundadora do judaísmo.

Leia mais

“Mentch” – um menino e duas mães | sobre livro de Paulo Blank

PAULO BLANK

O termo “ser humano” pode ser usado de dois modos: Ou como substantivo, e nesse caso engloba toda a população da Terra, ou como adjetivo, e nesse caso só pessoas muito especiais fazem parte desse restrito grupo. Mentch, obviamente, significa “ser humano” como um adjetivo – altamente meritório.

Leia mais

Um Candelabro em Petrópolis: relembrando Stefan Zweig

Paulo Blank relembra Stefan Zweig

“… seriam necessárias forças excepcionais para um recomeço, e as minhas mãos estão esgotadas pelos anos de errância sem fim. Assim, julgo preferível dar fim, no momento certo e de cabeça erguida, a uma vida para a qual o trabalho intelectual sempre representou a mais genuína alegria, e a liberdade individual, o bem supremo na Terra…

Leia mais

De como não apedrejar uma mulher adúltera

Comentários sobre o livro “Haskalá, O iluminismo Judaico”, por Arnaldo Niskier (Ed Altadena, 191 pgs.) Ao encerrar o seu livro com uma citação de Sérgio Paulo Rouanet, Arnaldo Niskier aponta para uma das intenções de seu trabalho: “neste momento em que o mundo está ameaçado por todos os desvarios da …

Leia mais