Beinart e a Essência do Sionismo

Líderes dos EUA e Israel – megalomaníacos e criminosos – tentaram dirigir Israel para uma anexação unilateral de territórios da Cisjordânia, o que seria outro passo gigante na direção do apartheid de Um Estado.

Dezenas de líderes árabes e mundiais nos advertiram contra isso. Assim também fez uma boa parte do mainstream judaico-americano, e de sionistas progressistas da Diáspora.

Este sim é um modelo para ativismo futuro por parte de judeus sionistas em todo mundo: continuar lutando por uma Solução de Dois Estados – Palestina e Israel independentes.

Leia mais

Coronavírus e Democracia em Israel

O escritor-filósofo Yuval Noah Harari escreveu que as decisões de Netanyahu são questões de vida e morte, sobre os limites da nossa liberdade, sobre a distribuição de dezenas de bilhões.  Bem agora, estas decisões estão sendo feitas por um homem que é acusado de corrupção, fraude e quebra de confiança…  Os representantes do povo não estão monitorando o que este homem decide, porque ele fechou o Parlamento …

Leia mais

Abbas faz malabarismos enquanto Israel não toma nenhuma iniciativa

Mesa de negociações

O governo de Israel não parece ter-se perguntado como a sua crescente preocupação com a ameaça nuclear do Irã pode interagir com a “primavera árabe”, na ausência de um processo de paz. A coalizão de Netanyahu parece muito confortável com o isolamento internacional e regional que suas políticas têm imposto. Israel deverá pagar um preço alto por elas.

Leia mais

Como irá Israel lidar com um Hamas político?

Qualquer negociação futura sobre a paz entre israelenses e palestinos que acontecer em uma época na qual o Hamas tem influência direta e formal na posição palestina, provavelmente será mais difícil do que no passado. O Hamas rejeitará assinar um acordo de fim do conflito que formalize o reconhecimento palestino de Israel como Estado judeu, optando em seu lugar por algum tipo de trégua de longo prazo.

Leia mais

Terceiros na agenda de Bush

Oriente Médio

n57 bi Mais 4 anos com Bush – uma visão israelense Há uma intrigante teoria circulando. Diz que um segundo mandato de Bush na presidência abordará o conflito israelense-palestino de forma mais enérgica e agressiva. Nesta linha de pensamento, o presidente Bush estaria, há algum tempo, descontente com o desempenho do …

Leia mais