Quem somos

Somos um movimento de brasileiros que milita pela paz entre Israel, o povo palestino e os países árabes. Os Amigos Brasileiros do PAZ AGORA pretendem dar uma contribuição para uma paz justa e duradoura no Oriente Médio, à difusão global de uma cultura de paz e à luta contra todo tipo de preconceito e racismo.

Estamos certos de que esta PAZ É URGENTE e POSSÍVEL. Ela chegará a partir do reconhecimento recíproco entre o Estado de Israel e um Estado Palestino ao seu lado, bem como desses dois Estados pelos demais países da região, com Jerusalém como capital para ambos os países.

A Ocupação e Anexação unilateral por Israel dos Territórios Conquistados em 1967 afrontam o Direito Internacional. Seu avanço inviabiliza a criação de um Estado Palestino e as chances de uma paz duradoura. Mais ainda, estão criando a realidade de um país de minoria judaica, inviabilizando o sonho sionista de um Estado judeu e democrático.

DOIS ESTADOS PARA DOIS POVOS. Tal solução de compromisso contribuirá para a tranquilidade e a prosperidade para os povos do Oriente Médio.  Os parâmetros para atingir esta meta foram negociados e detalhados  no ACORDO DE GENEBRA* por personalidades das duas partes e permanecem válidos.

Apoiamos as posições do movimento PAZ AGORA para a solução do conflito árabe-israelense e promovemos as atividades dos movimentos pacifistas na região e no Brasil.

Defendemos os valores da Democracia, da Igualdade e da Justiça Social.

Colaboramos e participamos de organizações brasileiras e internacionais que promovem a defesa de direitos humanos, a educação para a paz, a resolução pacífica de conflitos, o respeito à diversidade e o diálogo entre culturas. Apenas a negociação e o diálogo resolvem disputas.

Condenamos todas as formas de terrorismo e violência contra civis, que consideramos injustificáveis.

Nos opomos ao racismo, à xenofobia, ao antissemitismo e à islamofobia.

Somos atentos à importação do conflito do Oriente Médio para o Brasil, acreditando, como brasileiros, que podemos dar um exemplo de convivência harmônica entre pessoas de diversas origens, religiões e culturas, para a construção de um mundo melhor.

* Veja a versão oficial em português do Acordo de Genebra

Comentários estão fechados.