Boicote acadêmico – CAPJPO

y119c

DIFERENCIANDO ENTRE ISRAEL E AS POLÍTICAS DO ATUAL GOVERNO ISRAELENSE

Em nossa reunião de 4 de maio no Círculo Bernard Lazare, Tamir Sorek nos falou de sua recusa em servir nos territórios e de sua luta para fazer com que as pessoas conheçam seus motivos e a atitude do seu grupo.

Publicamos o e-mail que ele mandou à CAPJPO (NT: Coordenação por uma Paz Justa no Oriente Médio, em francês), que, entre outras palavras de ordem, pede um boicote a todas as instituições científicas e acadêmcias de Israel. Já exprimimos nossa profunda discordância com esta posição e a resposta de Tamir não fez mais do que reforçar nosso argumento. A seu pedido, o nome do seu destinatário será ocultado.

[La Paix Maintenant]

Prezado X,

Com relação ao seu pedido, receio não poder colaborar com a CAPJO. Ficarei em Paris por 3 meses num programa de pós-doutorado. Como um dos reservistas que se recusa a servir nos territórios, membro do movimento “Coragem de Recusar“, pretendo me expressar a diversos públicos, a fim de conseguir apoio à nossa causa, e, em última análise, colocar um fim à ocupação.

De qualquer forma, peço que atentem para o fato de que meus estudos aqui estão sendo financiados pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Encontrei em seu site um apelo bastante convincente ao boicote de instituições científicas israelenses e fiquei bastante impressionado. Tão impressionado que estive a ponto de não atender seu pedido por escrito, boicotar a mim mesmo, já que sou um cientista israelense financiado por uma instituição israelense. Parece que o apoio financeiro que tenho recebido da Universidade Hebraica faz minha permanência aqui ilegítima, assim como minha atividade política.

A seu pedido, reli a declaração, e notei que o apelo não diz respeito a um boicote específico, mas a um boicote global a todas as instituições científicas israelenses.

Conheço bem o povo de Israel e posso dizer com certeza que seu apelo é, no mínimo, contra-producente. De minha parte, farei o possível para lutar contra ele, estabelecendo um contra-boicote às organizações que aderiram ao seu pedido.

Não renuncio à minha luta contra a ocupação, e continuarei a falar a todos os foros políticos dispostos, teoricamente, a me escutar, não só como militante político, mas também como cientista israelense e representante de uma instituição israelense.

Como sua organização não corresponde a este critério, lamento não poder cooperar com vocês durante minha estadia em Paris. De qualquer forma, estou pronto para encontra-lo, a voce e outros membros de sua organização, individualmente.

Sunceramente,

Tamir Sorek

Pós-Doutorando no Centro de Estudos e Pesquisas Internacionais / Bolsista da Universidade Hebraica de Jerusalém

[ carta publicada pelo La Paix Maintenant – traduzida por Carolina Meyer para o PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.