Yom Hashoá | Por Que Nos Odeiam?

A Shoá é um espelho que nos ensina o pior de nós mesmos.  Por isto ela assusta e continua sendo atual.

Historiadores, filósofos, sociólogos, politólogos e teólogos seguem fazendo-se as mesmas perguntas:  Como pôde acontecer? Como uma sociedade tão cultivada e avançada como a alemã pôde ser protagonista ativa e entusiasta na aniquilação de milhões de judeus?

Leia mais

A Mulher na Pandemia em Israel

A violência de gênero é outra das grandes cargas que se agudizaram durante o último ano. Se bem que as medidas de bloqueio ajudaram a limitar a propagação do vírus, as mulheres e meninas que sofrem violência no lar se encontraram mais isoladas, desprotegidas e sem recursos, com a impossibilidade, em muitas ocasiões, de denunciar devido à convivência com seus agressores. Do mesmo modo, o abuso sexual a meninas também aumentou..

Leia mais

Eleições em Israel: Mais do Mesmo?

Em qualquer caso, a direita com a extrema direita e os religiosos, tem uma sólida maioria no parlamento, e sua vantagem tende a aumentar.

A mensagem dos eleitores, segundo pesquisas recentes, é mais que clara: os israelenses estão a cada dia mais nacionalistas e resligiosos, mais radicais e reacionários…

Leia mais

Tarifa de Ida | Dia do Holocausto

TARIFA DE IDA | DIA DO HOLOCAUSTO

As cifras são tão selvagens que resultam em algo quase impossível de imaginar: pelo complexo de Auschwitz passaram 1,3 milhões de deportados, dos quais sobreviveram 200.000. Um milhão dos presos eram judeus de quase todos os países de Europa, 450.000 deles húngaros. Morreram também ciganos, presos políticos polacos, prisioneiros de guerra soviéticos, homossexuais e Testemunhas de Jeová.

Leia mais

HÁNUCA:  Os Novos MACABEUS | documentário: “Incitement”

O artigo “Hánuca”, de Alberto Mazor, evoca o mesmo sentimento de URGÊNCIA, de necessidade de agir antes que seja tarde, que o documentário “INCITEMENT” (Iamim Noraim). Há forças poderosas que estão minando a Sociedade e a Democracia israelense. Assassinaram o primeiro-ministro Yitzhak Rabin, mas não pararam aí.

Assista ao filme (instruções ao final | liberado até 2|12 | e leia o artigo | Não Perca !

Leia mais

Donald & Bibi

Donald & Bibi

Donald prometeu frear a liberdade de expressão, ampliando as leis de difamação, “para que quando quaisquer periódicos escrevam histórias deliberadamente negativas, possamos processá-los e ganhar muito dinheiro”.

Bibi foi mais longe. Desmantelou a Autoridade Pública de Rádio e Televisão e deixou mais de 1.000 trabalhadores com a guilhotina no pescoço, com o temor de serem postos na rua…

Leia mais