Zeev Sternhell z’L, historiador israelense morre aos 85 anos

Zeev Sternhell foi um historiador, cientista político, comentarista e escritor israelense. Nascido na Polônia, sobreviveu órfão ao Holocausto. É reconhecido mundialmente como um dos mais importantes especialistas em fascismo. Identicava-se como “super-sionista”.

Por décadas advertiu que a democracia israelense estava erodindo. Chamava os assentamentos de ‘câncer’ e foi vítima de um atentado a bomba por um terrorista judeu.

Leia mais

A mitomania levada ao delírio – antissemitismo pacifista?

manifestantes saídos da passeata da CAPJPO que agrediram violentamente um jovem judeu que portava uma kipá, perseguindo-o até o local do movimento, o Hashomer Hatzair. É cada vez mais urgente promover a confiança e o diálogo entre as comunidades árabe e judaica na França, no lugar de procurar alimentar o conflito.

Este é o único caminho para ajudar, dentro do que podemos aqui, a aproximação dos dois campos, esperando influir sobre o curso dos acontecimentos, em apoio aqueles que estão no Oriente Médio engajados na busca de uma solução.

Leia mais

Boicote acadêmico – CAPJPO

y119c DIFERENCIANDO ENTRE ISRAEL E AS POLÍTICAS DO ATUAL GOVERNO ISRAELENSE Em nossa reunião de 4 de maio no Círculo Bernard Lazare, Tamir Sorek nos falou de sua recusa em servir nos territórios e de sua luta para fazer com que as pessoas conheçam seus motivos e a atitude do seu …

Leia mais