Maioria dos palestinos é favorável a acordo de paz com Israel

y208a

De acordo com a última pesquisa de opinião realizada pelo Palestinian Center for Policy and Survey Research (www.pcpsr.org), a maior parte da população palestina apóia a iniciativa de paz saudita, com o estabelecimento de dois Estados e Israel retornando às fronteiras de 67.

Aqui estão os principais resultados dessa pesquisa, realizada entre 15-19 de maio deste ano em cidades palestinas da Cisjordânia e Faixa de Gaza. A margem de erro é de 3%.

  • dois terços apóiam a iniciativa de paz saudita (dois Estados com fronteiras anteriores a 67 e completa normalização nas relações)
  • 70% apóia uma reconciliação entre os dois povos depois do acordo de paz e da criação dos Estados
  • 54% apóia a participação palestina na conferência de paz organizada pelos Estados Unidos
  • Entretanto, apenas 17% esperam um rápido fim aos enfrentamentos armados e o retorno às negociações.
PSR

PSR

Os resultados da pesquisa mostram um elevado apoio à iniciativa de paz, mesmo quando omitida a questão dos refugiados. Para os dois terços que apóiam a iniciativa, são imprescindívies:

(1) uma solução de dois Estados, com a criação da Palestina

(2) a retirada de Israel para suas fronteiras anteriores a 1967

(3) completa normalização nas relações entre Israel e os Estados árabes.

Essa posição pacifista é confirmada pela aprovação de 70% dos entrevistados a uma reconciliação entre os dois povos na eventualidade de um acordo de paz e do estabelecimento de um Estado reconhecido por Israel. Isso para não mencionar o apoio de 54% dos palestinos para sua participação na conferência de paz organizada pelos EUA. Vale lembrar que o fato de a conferência ser organizada pelos americanos fez com que muitos opositores votassem contra essa participação.

Contudo, apesar de todos esses sinais otimistas, o público continua pessimista. Apenas 17% espera que as negociações sejam brevemente retomadas e acabem os confrontos armados. Outros 39%, de fato, acreditam que as negociações de paz serão retomadas, mas acreditam que alguns ataques armados deverão continuar, enquanto 36% acreditam que o enfrentamento armado não vai cessar e nenhum dos dois lados voltará à mesa de negociações. Essas expectativas não são diferentes daquelas reveladas em nossas pesquisas anteriores, em dezembro e julho de 2001.

pcpsr

pcpsr

O apoio à iniciativa de paz saudita é maior na Faixa de Gaza (70%) do que na Cisjordânia (64%). Também á maior o apoio na região de Ramalah (70%), em comparação à Nablus (61%), Hebron (62%) e Jerusalém (54%).

Entre os simpatizantes da Fatah, 77% apóia a iniciativa. No Hamas, o índice de aprovação do plano de paz saudita é de 56%.

A grande aprovação à iniciativa de paz saudita regstrada entre mebros da Fatah indica que o movimento nacional palestino ainda se baseia fortemente na solução de dois Estados para o conflito palestino-israelense, mesmo depois de 19 meses de violência.

[ Clique aqui para ver o resultado completo da pesquisa em inglês ]


[ fonte: http://www.pcpsr.org/survey/polls/2002/p4b.html  – traduzido por Carolina Meyer, para o PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.