PAZ AGORA consolida rede internacional

y416

Consolidando a rede internacional do PAZ AGORA

 

Pela primeira vez em 20 anos, líderes de apoiadores do PAZ AGORA na Europa e nos Estados Unidos ( ) vieram a Israel nesta semana para encontrar seus parceiros locais, que estão lutando para se reagrupar após a vitória eleitoral do partido Likud na eleição de fevereiro.

Os ativistas locais e estrangeiros discutiram o desenvolvimento de uma estratégia para melhorar as comunicações e a coordenação entre os vários grupos de apoiadores do  PAZ AGORA em todo o mundo.

Viemos porque somos membros da família PAZ AGORA, e o coração da família está tendo uma crise”, disse Paul Usiskin, presidente dos Amigos Britânicos do PAZ AGORA. “A organização, junto à esquerda israelense, tem sofrido grandes golpes nos últimos dois anos, com a derrocada do processo de Oslo e a vitória eleitoral de Sharon”.

APN“Essa foi uma derrota calamitosa, com a matança e os ferimentos dos últimos dois anos obviamente tendo exercido forte impacto”, disse o presidente do APN – Americanos pela PAZ AGORA, Mark Rosenblum. “Eu diria que nosso objetivo é não apenas mostrar nossa presença e que não perdemos a esperança, mas pensar numa maneira concreta de como grupos pacifistas da Diáspora podem ser mais eficazes.”

“Enquanto isso, nossa tarefa nos Estados Unidos é não perder a esperança e fortalecer o grupo em Washington, que deseja uma mudança de bombas inteligentes para políticas inteligentes“, disse ele, referindo-se àqueles que dirigem a atual administração norte-americana no tocante ao conflito do Oriente Médio.

Janet Aviad, do executivo do Movimento israelense PAZ AGORA, declarou que o encontro foi “extremamente produtivo e estimulante”, adicionando que, com um novo governo palestino e a próxima apresentação pelo presidente Bush do “road map” [plano de paz conjunto dos Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU], a necessidade de trocar idéias e informação entre os grupos foi muito importante.

PAIX MAINTENANTRepresentantes no encontro, incluindo dirigentes dos Amigos do Paz Agora na França e Bélgica, disseram que desejavam organizar uma missão conjunta de solidariedade ao campo da paz israelense em novembro. Eles também concordaram em estabelecer encontros regulares com a liderança do movimento israelense.

O grupo também discutiu o crescente problema do anti-semitismo em países como a França e a Bélgica. “O conflito se exportou para o nosso lado do mundo”, disse David Chemla, presidente dos Amigos Franceses. “Estamos trabalhando duro para construir pontes entre as comunidades locais judias e árabes e queríamos compartilhar isso com os outros aqui.”

Dan Bitan, outro membro do executivo do movimento israelense PAZ AGORA, concordou: “Com o crescimento do anti-semitismo em países europeus, é importante que trabalhemos juntos…Foi muito animador ver que temos fortes grupos de Amigos do PAZ AGORA na Europa com potencial para crescer e se desenvolver.”

Os delegados, que fizeram uma excursão guiada em Jerusalém, também se encontraram com o líder do Partido Trabalhista, Amram Mitzna e com líderes pacifistas palestinos durante sua visita de três dias.


PAZ AGORA|BR[ por Annette Young, publicado no Haaretz de 26|04|03 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Nota: Representantes do PAZ AGORA|BR reuniriam-se no mês seguinte em Paris com os Amigos do Paz Agora na França e, em Jerusalém, com dirigentes do PAZ AGORA

Comentários estão fechados.