Milhares de israelenses homenageiam Rabin, 15 anos depois

Manifestação anual por Rabin em Tel Aviv


Milhares de pessoas se reuniram na Praça Rabin em Tel Aviv, neste sábado,para marcar o 15º aniversário do assassinato do então primeiro-ministro Yitzhak Rabin.

A polícia estimou em 30.000, enquanto os organizadores falaram em 100.000 presentes na cerimônia.


Praça Rabin 30|10|2010

“Israel Espera por Rabin”


O presidente Shimon Peres declarou à platéia: “Mataram Yitzhak, mas a paz prevalecerá”.

“Nossa nação não perderá a esperança, nem por um momento… Estamos mais determinados do que os inimigos da paz, porque juramos acabar com as guerras, pelo nosso bem e pelo bem dos nossos vizinhos. Basta!… Só podemos vencer através da paz!”.  


 



30|10|10 - Peres discursa em homenagem a Rabin‘O legado de Rabin está intacto’

A estrada para a paz ainda é longa… Os vizinhos fora da fronteira e nos territórios não não estão facilitando a nossa tarefa e ainda há os que querem nos exterminar…”

“A vida de Yitzhak foi tirada, mas o seu legado continua intacto – o futuro da nação nação está em nossas mãos”.



 ‘Nao esquecemos o incitamento’


Yonatan Ben-Artzi - neto de RabinO discurso mais duro foi feito pelo neto de Rabin, Yonatan Ben-Artzi:

” Todos dizem que são sucessores de Rabin, mas eles meramente nosassustam  com populismo… Eles nos assustam com conversas sobre terror islamista e bombas nucleares. Este não foi o caminho de Yitzhak Rabin”,

“Aparentemente, a desesperança tornou-se mais conveniente… não há um único politico ou l´der que nos possa confortar. Em vez disto temos um grande silêncio e um assassinto sentado em sua cela e sorrindo”.

 “Quinze anos se passaram, e nós não esquecemos do terrível incitamento que provocou o maldito assassinato… Senhoras e senhores, a missão não acabou,

Devemos apagar o sorriso do rosto do assassino e fazer uma verdadeira paz, paz com os inimigos, uma paz baseada na igualdade e oportunidade para mudar”.

Daqui, eu convoco vocês – a tarefa é de vocês, que devem continuar a gritar . E não parar até que a paz prevaleça”, disse Ben-Artzi .  


Após 15 anos, Rabin continua fazendo falta


[ publicado no Ynet e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]


Comentários estão fechados.