Religião e Estado em Israel – a solução é simples!


O rabino de Sfat determinou que não se podem alugar apartamentos a árabes na cidade santa. Outros rabinos assinaram um édito religioso banindo a vnda e locação de apartamentos para não-judeus. Um grupo religioso até instalou uma linha especial para que qualquer judeu pudesse denunciar quem violasse essa norma. Enquanto isto, o partido Shas está ameaçando desmantelar a coalizão de governo caso uma nova lei valide a conversão de soldados do EDI. A nação está em pé de guerra e a população secular está ofendida mas, para mim, toda está comoção parece ridícula.
 
Ninguém tem o direito de ditar a clérigos religiosos – sejam judeus, cristãos ou budistas – no que deve acreditar, como interpretar suas religiões e o que dizer ou fazer. Se os rabinos violam leis criminais que proíbem incitamento, eles dever ser processados como qualquer fascista secular que prega ódio e racismo. Mas não podemos forçá-los a interpretar sua religião numa certa maneira. Se os rabinos recusam converter numa maneira, não podemos forçá-los a isso.
 
A conversão é uma cerimônia religiosa que traz o convertido para o grupo de crentes. O rabino que converte trabalha de acordo com suas crenças. Nenhuma instituição secular pode lhe dizer no que acreditar, e não cabe a nenhuma instituição secular reconhecer ou não a conversão.
 
O público religioso está absolutamente certo em levantar fortes protestos contra a interferência do Estado em assuntos religiosos. Eu, ateu devotado, também me oponho a isso. Porém, toda esta questão é inteiramente desnecessária. Esse problemas são totalmente artificiais e nascem de termos confusos que se tornaram lei.
 
Binyamin Zeev Herzl, o visionário do Estado Judeu, era ateu; esta é a razão pela qual todos os líderes religiosos da sua época o xingavan.  Ele propos no seu livro “manter” os rabinos nas sinagogas e declarava que os judeus são uma “nação” – certamente um termo secular. Herzl não imaginaria que para reunir esta nação demandaria às pessoas aderir à religião judaica através de um processo de conversão. Uma pessoa que chega em Israel e quer atar seu destino ao nosso é nosso irmão.

Noções fictícias

David Ben-Gurion

David Ben-Gurion

Conforme a doutrina de Herzl, qualquer jovem chegado da Rússia – por exemplo –  e ainda mais servindo no EDI, é israelense. Max Nordau, Chaim Weizmann, Zeev Jabotinsky e David Ben-Gurion pensavam igual.

Todos os problemas que enfrentamos hoje partem da crença fictícia de que a nacionalidade e a religião  judaicas são a mesma coisa. Esta ficção tornou-se lei oficial e precisa ser enterrada. A resposta, simples e decisiva – para toda esta confusão é a separação completa entre religião e nacionalidade e entre religião e Estado. Nenhuma outra solução, e certamente nenhuma outra lei de Lieberman no Knesset, resolveria o problema. Enquanto este pressuposto basico não mudar, iremos enfrentar mais problemas.
 
Agora, quando estamos redescobrindo como misturar princípios religiosos e seculares leva o absurdo ao pico e nos arrasta a passos gigantes na direção da África do Sul do apartheid, chegou o tempo de separar a religião do Estado. Após a separação, tudo ficará simples.
 
Como o casamento será civil, não haverá necessidade de se converter através de uma cerimônia enganosa para poder casar. Só aqueles que verdadeiramente desejam se unir à religião judaica irão se converter – isto será problema deles. Os rabinos pregariam por certas interpretações da lei judaica? Problema deles. Eles não teriam um status oficial e não sugariam seu salário do contribuinte.  Na medida em que não violassem a lei, ficaria tudo bem. Aqueles que quisessem seguir suas normas, o fariam – seria problema deles. Aquerem que quisessem ignorar esses rabinos, também o fariam.
 
A maioria secular não mais temeria que rabinos pudessem tomar o Estado e colocar um fim à democracia. Os religiosos não mair terão que temer tentativas institucionas de seculares de ditar aos rabinos o que fazer.
 
Será bom para o Estado, bom para a religião e resolverá o problema.

Uri Avneri

Uri Avneri

 

 

[ publicado no YNet em 20/12/10 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]
 

Comentários estão fechados.