Veto dos EUA na ONU é golpe no processo de paz

 

 


 

Basta de A$$entamento$
Basta de A$$entamento$

A APN [Americans for Peace Now] manifestou desapontamento com o veto do governo Obama a uma Resolução do Conselho de Segurança de apoio à solução de dois Estados e condenação da atividade israelense de assentamento na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.




“O presidente Barack Obama perdeu hoje uma oportunidade única de mostrar uma liderança dos EUA no processo de paz. O fato de o país não atribuir responsabilidades a ambos os lados por suas ações é um fator que contribui para o atual impasse no processo de paz.

“Lamentamos que os EUA, Israel, os palestinos e todos os atores na paz do Oriente Médio tenham chegado a este momento doloroso, que poderia ter sido evitado. Não estaríamos hoje aqui se o governo de Netanyahu em Israel tivesse cessado a construção de assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental, como o governo Obama havia pedido a Israel. E não estaríamos nesta situação se o presidente Obama tivesse adotado, durante os seus primeiros anos de mandato, uma política coerente com seu discurso.

“O que aconteceu hoje não se trata apenas de um veto Americano a uma resolução que é consistente com uma política sustentada pelos EUA há muito tempo. O fato de que os palestinos trouxeram a resolução demonstra o grau em que os palestinos e a comunidade internacional perderam a fé no processo de paz, e  na liderança dos EUA nesse processo.

“Isto deve servir de alarme para o governo. Pelo bem de Israel e pelo bem dos interesses dos EUA na região e além, o presidente Obama precisa tomar atitudes fortes para restabelecer a fé no processo de paz. Não é tarde demais para esse governo mostrar uma verdadeira liderança, para empurrar ambos os lados a negociar uma paz preciosa, mostrar às partes que a intransigência tem um preço alto, e apresentar propostas de aproximação ou até seu próprio plano para um acordo definitivo para o conflito.

 

[ tradução e apoio dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]


Comentários estão fechados.