Para o governo brasileiro, Israel também deve mudar

n37

O ministro-chefe da Casa Civil veio representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no funeral de Arafat.

José Dirceu afirmou que o processo de paz no Oriente Médio só será retomado se o governo israelense mudar a sua atitude em relação aos palestinos.

“Acredito que não tenham que acontecer mudanças apenas na Autoridade Palestina, (mas) também em Israel”, disse Dirceu, pouco antes de embarcar do Cairo para o Brasil.

O ministro respondia à uma pergunta da BBC Brasil sobre como a morte do líder palestino Yasser Arafat poderia influenciar nas negociações no Oriente Médio.

Dirceu afirmou, no entanto, que a morte gerou “uma expectativa do mundo” de que o processo seja reiniciado “porque também vai se definir uma nova liderança palestina”.

Para Dirceu, quanto mais rápido for retomado o processo [de paz], “melhor para o mundo”, porque a paz entre palestinos e israelenses, segundo ele, pode ter “efeito em cadeia” sobre todo o Oriente Médio.

“Vamos todos trabalhar para uma retomada consistente do processo de paz”, disse o ministro. Ele citou Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU como tendo papéis importantes nas negociações.

Já o Brasil, segundo ele, vai manter a posição de apoiar a causa palestina nos termos defendidos pela ONU, ou seja, por meios pacíficos.

“O Brasil é um país que tem uma posição muito assentada em relação ao Oriente Médio, até porque nós temos uma grande comunidade árabe e uma comunidade judaica grande e influente, que convivem muito bem no nosso país.”

No final do dia, Dirceu foi a uma cerimônia de condolências oferecida a Arafat na sede da Liga Árabe.

O ministro assinou o livro de condolências e, de acordo um assessor, teve uma conversa “muito amigável” com o secretário-geral da Liga Árabe, Amr Moussa, sobre a reunião de cúpula América Latina-Oriente Médio, que deverá ser realizada no Brasil ainda neste ano.

[ fonte: Carolina Glycerio – BBC Brasil – Cairo, 12/12/04 ]

Comentários estão fechados.