Yael Dayan – como podemos contribuir para a paz, agora.

n100

Yael Dayan, em sua curta mais intensa visita ao Brasil na semana passada, participou na URBIS 2004 – como vice-prefeita de Tel Aviv/Jaffa  – do painel ‘Políticas Metropolitanas: Desenvolvimento Local na Geração de Emprego e Renda’; tendo sido recebida em audiência especial pela Prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

Como fundadora do Partido Social-Democrata de Israel – Yahad – reuniu-se com as Secretarias de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores e do Partido Popular Socialista, além de inúmeras personalidades políticas e acadêmicas.

Yael falou a um amplo público reunido no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de S.Paulo (TUCA), que teve a oportunidade de testemunhar um respeitoso diálogo entre ela e o representante oficial da Autoridade Palestina no Brasil, Sr. Musa Odeh, convidado a se sentar a seu lado.

Apesar do boicote de organismos que pretendem representar a pluralidade dos segmentos da comunidade judaica, várias instituições comunitárias abriram suas portas para receber calorosamente a mensagem da pacifista israelense.

Em São Paulo, um auditório repleto no Colégio Bialik reuniu alunos, pais e educadores. A Bnai Brith de S.Paulo organizou um encontro em que o espaço reservado foi insuficiente para todos. A CIP – Congregação Israelita Paulista lotou seu salão nobre com mais de 300 pessoas numa noite memorável.

No Rio de Janeiro, ontem, um evento organizado conjuntamente pelos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA, a ASA – Associação Scholem Aleichem, a CJB – Congregação Judaica do Brasil e o movimento juvenil Hashomer Hatzair lotou um auditório de cerca de 400 pessoas.

Respondendo à última pergunta no diálogo de ontem no Rio de Janeiro, quando questionada sobre como um judeu brasileiro pode contribuir para a paz em Israel, Yael respondeu: ‘…explicitando em público seu desagrado com atitudes que não contribuem para a paz, sejam atitudes de palestinos, como também do governo israelense. Desta forma, a voz de vocês poderá ser ouvida pelos governantes do Brasil, que também poderão contribuir para a paz. E também chegarão aos governantes de Israel, somando-se às da grande maioria dos israelenses que deseja a paz.’

Podemos sim, como brasileiros dar nossa contribuição para a paz no Oriente Médio. E esta não será feita através do silêncio que alguns nos querem impor.   Com a prestigiosa presença de mais de mil pessoas nos diversos encontros que promovemos com Yael Dayan, temos certeza que a voz dos que apostam que a PAZ é POSSÍVEL AGORA se multiplicará aqui no Brasil, e contribuirá para fim do ciclo insano de sangue e terror entre israelenses e palestinos.

PAZ, Vamos Buscá-la AGORA ! 

[ Moisés Storch é coordenador dos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]

Comentários estão fechados.