O caso Migron

 

O local do posto avançado (outpost) Migron, como todos os outros, não foi escolhido aleatoriamente. O outpost está situado num topo de colina que domina a estrada #60, a principal que conecta o norte da Cisjordânia com as regiões ao sul, e entre os assentamentos de Geva Biniamin (Adam) e Ofra (a leste de Ramalah).

O outpost Migron foi criado entre março e julho de 2002. A ação inicial que estimulou o seu estabelecimento foi a instalação de uma antena de uma das companhias de telefonia celular, atendendo queixas de colonos sobre falta de cobertura na área.

Desde então, o outpost foi aumentado e expandido em todos os aspectos, incluindo número de acessos rodoviários, conexão a redes de eletricidade e água – tudo com apoio financeiro do ministério da Habitação.

O mais grave de tudo é o fato de que o outpost foi construído em terras reconhecidas pelo Estado de Israel – em seus próprios registros oficiais de terras – como terras de propriedade privada de uma série de famílias palestinas que vivem nas aldeias vizinhas de Burqa e Deir Dibwan.

Migron - assentamento em terras privadas palestinas

Migron - assentamento em terras privadas palestinas

Em completo desrespeito à lei israelense, os colonos criaram o outpost em terrenos privados palestinos, em cooperação com agências governamentais e sob cobertura da polícia e do exército israelense. Quando os proprietários apresentaram queixas à Administração Civil, suas petições foram anotadas, mas sem qualquer ação subseqüente.

O Relatório Sasson encomendado pelo governo, concluiu que mais de 4 milhões de shekels, de verbas públicas, foram investidos ilegalmente no outpost.

Hoje existem aproximadamente 60 trailers no local, a maior parte provavelmente financiados pelo governo e dados à organização Amana. Na parte leste do outpost foram construídas nos últimos anos duas casas permanentes.

Além disto, os colonos erigiram uma grande cerca em torno do outpost, que inclui – para “fins de segurança” – grandes porções das terras do entorno. Essas terras vizinhas também são reconhecidas legalmente como de propriedade privada de palestinos.

Migron é hoje, sem dúvida, um dos maiores e mais desenvolvidos outposts na Cisjordânia. Não é o único que se encontra em terra privada palestina, mas é um exemplo de todo o empreendimento de outposts e do completo desrespeito dos colonos pela lei. Será o primeiro a sofrer o teste da Suprema Corte.

Dror Etkes é diretor da Equipe de Monitoramento de Assentamentos do PAZ AGORA

 

[ publicado pelo PAZ AGORA em 31/10/2006 e traduzido por (tradutor) para o PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.