Ministro extremista incita contra o PAZ AGORA

 

Ministro Israelense Chama PAZ AGORA de “Vírus

O gabinete de Netanyahu divulgou comunicado, após o canal 2 de TV israelense ter exibido vídeo no qual o vice-primeiro-ministro Moshe Yaalon fazia o comentário em reunião do partido direitista Likud, de Netanyahu.

“Sempre que os políticos nos trazem a pomba da paz, nós e o Exército temos que ir atrás deles e limpar a sujeira”, afirmou Yaalon, ex-chefe militar e atual ministro de Relações Estratégicas.

Yaalon disse à imprensa que a esquerda “tem poder e influência, sobre o primeiro-ministro” e que “infelizmente, a mídia em geral e outros atores – chamem de elites – estão impactando o discurso público de forma distorcida, de forma mentirosa, manipulativa e enganosa… Os desafios não são simples, nem por si nem à luz da confusão em que a população israelense foi colocada nos últimos 16 anos… Na verdade, desde o início do processo de Oslo era claro para nós que o outro lado estava trapaceando. Desde o momento em que Yasser Arafat cruzou Rafah, estava trapaceando”.

Respondendo a uma pergunta sobre como Yaalon “resgataria” Israel, em alusão às exigências do presidente norte-americano, Barack Obama, para a suspensão da construção de assentamentos em territórios ocupados, Yaalon disse:

“Estamos lidando mais uma vez com a situação onde o vírus, que é o (grupo) PAZ AGORA e, se quiserem, as elites, fazem um estragomuito grande”.


Para Yaalon, os judeus deveriam ter a permissão de viver “para sempre em todas as partes de Israel”, o que incluiria a Cisjordânia.


O PAZ AGORA, grupo que se opõe à construção de enclaves judeus em território conquistados por Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967, é alvo constante de críticas de partidos de direita.

Netanyahu, ao retornar de viagem ao exterior, convocou o ministro Yaalon para uma reunião particular para adverti-lo. Ele continua no cargo, após declarar que “foi mal interpretado”.

Yariv Oppenheimer, secretário-geral do PAZ AGORA, classificou os comentários de Yaalon como “perigosos e inaceitáveis, uma ameaça estratégica à democracia” e como parte de uma “campanha do governo para tentar e deslegitimar visões esquerdistas aos olhos dos israelenses”.

O escritório do Ministro da Defesa e líder do partido Avodá, Ehud Barak, divulgou nota dizendo que o PAZ AGORA é parte importante do campo da paz e parte integral do discurso democrático em Israel.

Fontes do partido Kadima chamaram Yaalon de “a verdadeira face de Netanyahu”.


[ Reuters e Haaretz 19|08|2009 – traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.