Carta do PAZ AGORA ao primeiro-ministro Netanyahu

 

Nokdim - novas construções

Nokdim

No início desta semana, foi noticiado que o primeiro-ministro de Israel, Benyamin Netanyahu teria dito – reagindo aos resultados das ações judiciais promovidas pelo PAZ AGORA e outras organizações contra os assentamentos ilegais – que estes deveriam saber que, para cada edificação ilegalmente construída nos assentamentos que tivesse que ser demolida por ordem judicial, ele iria construir outras dez.

O governo israelense tem-se furtado seguidamente a implementar sucessivas decisões da Suprema Corte no sentido de evacuar assentamentos ilegais, usando de toda sorte de manobras protelatórias.  Processos judiciais arrastam-se por anos a fio após pronunciamentos de última instância contra ocupações ilegais, sem que as decisões sejam implementadas.

Neste mesmo momento, deputados de partidos da coalizão governista estão apresentando projeto de lei que pretende sobrepor-se à Justiça, buscando “legalizar” retroativamente assentamentos construídos em terras privadas palestinas.

Tais atitudes desnudam claramente a posição dos partidos governista de extrema-direita de desacatar o poder judiciário do país. Estão promovendo a ruína do regime democrático  de Israel.

Como resposta, o PAZ AGORA publicou hoje na mídia israelense  a seguinte carta aberta.

 

Carta Aberta do PAZ AGORA ao primeiro-ministro Netanyahu

Carta Aberta do PAZ AGORA

Sr. Primeiro Ministro Benjamin Netanyahu

Nos últimos dias, pessoas próximas suas disseram que é seu desejo “punir” o PAZ AGORA e outras organizações por peticionarem à Suprema Corte de Justiça. E que construirão dez novas casas nos assentamentos para cada construção ilegal que tiver que ser removida.

Construir 300 unidades habitacionais no assentamento de Beit El e expandir outros assentamentos não são uma punição ao PAZ AGORA, mas uma punição a todos os cidadãos deste país, que terão que pagar o preço de construir os assentamentos e também o de removê-los no futuro. Os milhões de shekels que você pretende investir na construção dos assentamentos podem ser investidos em habitações acessíveis dentro de Israel.

Cada nova casa construída nos assentamentos mina a viabilidade de se separar a terra entre israelenses e palestinos e ameaça a identidade judaica e democrática do Estado de Israel.

Sr.  Primeiro Ministro,

Caso queira dar uma prêmio de consolação aos colonos ou punir o PAZ AGORA, por favor faça-o de outras formas. Não às custas do futuro dos cidadãos de Israel.

Sinceramente,

PAZ AGORA

[ Publicado em 06/06/2012 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.